Superintendência de Transporte e Trânsito

19/07/2013

Trânsito na região do Paraíso muda neste sábado a partir das 7h

Medida vai transformar o bairro em um grande anel viário

Trânsito na região do Paraíso muda neste sábado a partir das 7h

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Dando continuidade ao projeto de reorganização do trânsito no município, a região do Paraíso vai passar por mudanças a partir das 7h deste sábado, dia 20. A medida, que vai criar um grande anel viário no bairro, foi anunciada nesta quinta-feira, dia 18, pelo prefeito José Rechuan.

- O objetivo dessa mudança é melhorar o trânsito no local, dando mais fluidez no fluxo de veículos, além de aumentar a segurança dos motoristas, pois vamos acabar com os pontos de cruzamento na Avenida Jefferson Geraldo Bruno (paralela à Rodovia Presidente Dutra), que passa a ser mão única no sentido São Paulo - afirmou Rechuan.

Na avaliação do prefeito, essa proposta deve beneficiar também o comércio do bairro Paraíso, já que vai aumentar o fluxo de veículos em ruas hoje pouco movimentadas, como como a rua São Jorge.

- Tivemos essa experiência em 2009, quando reorganizamos o trânsito no bairro Campos Elíseos. A rua Coronel Brasiel, por exemplo, era pouco frequentada. Com a mudança, tornou-se a via de acesso ao Túnel da AMAN, o que aumentou o movimento de motoristas e pedestres e revigorou o comércio, com a abertura de novos estabelecimentos - analisou.

A alteração no trânsito na região do Paraíso prevê que a Avenida Jefferson Geraldo Bruno (paralela à Rodovia Presidente Dutra), a partir do Restaurante Trem Azul, passará a ser mão de sentido único, em direção à Rodoviária Graal, local onde os veículos poderão entrar nas ruas transversais de entrada no bairro Paraíso, até a Rua João Cabral Flexa (lateral ao McDonald's), para retornar à Rodoviária Graal para fazer a entrada em Resende, pela Avenida João Ourique Ferreira, que também passará a ser mão única.

Já os motoristas que saem de Resende e desejam entrar na Rodovia Presidente Dutra poderão seguir entrando à direita, pela rotatória em frente à Graal e utilizando a alça de acesso para rodovia.

Quem vem do centro de Resende para entrar no bairro Paraíso e Alambari deverá entrar à esquerda, passando em frente à Rodoviária Graal que passará a ser mão única até a Rua João Cabral Flexa (lateral ao McDonald's), e entrando nas ruas internas do Paraíso; já para o Alambari, os motoristas farão o retorno por trás da Rodoviária, e descerão à direita em direção à Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Os ônibus interestaduais que utilizam a Rodoviária Graal, que atualmente saem à direita para voltar à Rodovia Presidente Dutra, passarão a sair à esquerda, tendo que fazer o retorno entrando pela Rua João Cabral Flexa, e passando atrás da rodoviária para acessar a Dutra.

Projeto de mudanças no trânsito - Lançado pela Prefeitura de Resende em novembro de 2009, como proposta para reduzir os congestionamentos e ordenar o fluxo de veículos e ciclistas nos bairros Campos Elíseos, Comercial e Centro, o projeto "Urbano Humano" alterou o sentido de várias ruas e criou novos trajetos pelo itinerário do principal centro comercial da cidade.

Palavras chaves: TRÂNSITO