06/01/2012

Tráfico de drogas é flagrado mais uma vez por câmera da Prefeitura

Imagens do sistema de monitoramento levam à prisão dos acusados

Tráfico de drogas é flagrado mais uma vez por câmera da Prefeitura

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

O sistema de monitoramento por câmeras de vigilância (foto), implantado no final de 2010 pela Prefeitura, através da Superintendência de Ordem Pública, registrou na tarde desta quinta-feira (05 de janeiro), mais uma ação criminosa, o que possibilitou a prisão em flagrante dos acusados pela Polícia Militar. Por volta das 16 horas, o equipamento instalado na esquina das Avenidas Custódio José de Melo com Almirante Barroso, no bairro Nova Liberdade, flagrou uma ocorrência de tráfico de drogas numa residência da comunidade. A ação foi informada imediatamente à Polícia Militar pelos agentes de segurança responsáveis pela Central de Monitoramento, que funciona 24 horas por dia no Centro Administrativo da Prefeitura. Os três acusados foram presos em seguida pelos policiais e autuados na Delegacia de Polícia por tráfico de drogas. Com eles, a PM apreendeu dez sacolés de cocaína, duas trouxinhas de maconha, um aparelho de telefone celular e R$ 114,00 em dinheiro. Segundo o superintendente de Ordem Pública da Prefeitura, José Antônio dos Santos, a ação teve início por volta das 15 horas, quando os agentes da sala de monitoramento perceberam uma movimentação suspeita no local. Quatros homens carregando sacolas plásticas circularam por diversas vezes nas proximidades da residência onde foram feitas as apreensões. O caso foi registrado na 89ª Delegacia de Polícia de Resende, e as imagens também foram encaminhadas. Além de acompanhar o dia a dia do Município, as câmeras prestam um serviço importante visando garantir a segurança da população. O sistema de monitoramento é formado por 25 câmeras distribuídas estrategicamente em diversas regiões da cidade. A sala de monitoramento conta com um guarda municipal e um policial militar de prontidão, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Os agentes são responsáveis pelo registro das imagens. - Uma nova câmera está para iniciar sua operação no bairro São Caetano. Estamos aguardando apenas a autorização da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), por se tratar de uma área de domínio federal – destaca o superintendente. No ano passado, as imagens captadas contribuíram para a recuperação de uma motocicleta furtada na Praça dos Expedicionários, no bairro Paraíso. - Buscamos em nossos arquivos as imagens captadas, e foram observados dois cidadãos em frente ao local de trabalho da vítima. As imagens registradas pelo nosso sistema e por outra câmera particular contribuíram para a identificação, prisão dos suspeitos e a recuperação do veículo, feita pela Polícia Militar – disse José Antônio. As imagens do sistema de monitoramento da Prefeitura também já auxiliaram na prisão de um homem que carregava uma arma de fogo, na Rodoviária Velha, no Centro; filmaram a queda de um veículo no canal periférico, próximo à ponte entre a Cidade Alegria e o Loteamento Morada do Contorno; e contribuíram para a prisão em flagrante de um casal que estava comercializando drogas na Praça Nossa Senhora de Fátima (Paraíso), além de terem registrado acidentes de trânsito e consumo de drogas nos parques de lazer Saúde e Alegria, ambos do bairro Cidade Alegria, entre outras ações.
Palavras chaves: ORDEM PÚBLICA