14/03/2013

Torneio de Xadrez acontece neste final de semana em Resende

Competição faz parte da etapa regional da modalidade

Torneio de Xadrez acontece neste final de semana em Resende

Crédito: Andresa Gil - ACOM/PMR

No próximo final de semana, dias 16 e 17, acontece em Resende a Etapa Regional do Torneio de Xadrez. A competição, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro (FEXERJ), e pela Liga Resendense de Xadrez. O torneio acontecerá no salão da Biblioteca Municipal, localizada na Rua do Rosário, 741, Centro. A abertura está marcada para as 13h30, com o sorteio para emparceiramento de duplas.

A etapa contará com a participação de jogadores federados e não federados de várias partes do Estado. As inscrições já estão abertas (maiores informações pelo telefone 3354-4301, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas). Elas também poderão ser garantidas momentos antes do início da competição. A taxa a ser paga no ato das inscrições é a seguinte: jogadores federados (R$ 20), jogadores não federados (R$ 30), menores de 18 anos e maiores de 60 anos e pessoas carentes (R$ 10). Haverá ainda isenção da taxa para jogadores da categoria sub-14.

O secretário Fernando Menandro destaca que, mais que um esporte, "a prática do xadrez ajuda no desenvolvimento mental, proporcionando maior poder de concentração e raciocínio aos seus praticantes, sendo, inclusive, muito incentivado nas escolas".

- Reuniremos aqui em Resende jogadores do ranking estadual e esperamos a presença de praticantes das cidades vizinhas. Com certeza, o torneio será uma oportunidade de incentivar a prática do xadrez no interior do Estado, promovendo também o intercâmbio entre os jogadores da região - declarou.

A premiação será distribuída da seguinte maneira: para o campeão, troféu mais 40% do valor arrecadado com as inscrições; vice, medalha mais 20%; terceiro colocado, medalha mais 20%. Nas classes B e C também haverá distribuição de troféus e premiação em dinheiro para os primeiros colocados.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 16 (sábado)-

13h30 - Abertura, confirmações, emparceiramento.

14h - 1ª rodada

16h30 - 2ª rodada