Obras e Serviços Públicos

17/04/2012

Terminal de ônibus da Praça da Concórdia mudará de local nesta sexta-feira, dia 20

Passageiros serão orientados por campanha educativa da Prefeitura

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da Superintendência de Transporte e Trânsito, programou para esta sexta-feira, dia 20, a transferência do terminal de ônibus da Praça da Concórdia, no Centro, para a Rua Paul Harris, via onde está situada a agência local do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A mudança representa mais uma etapa dos serviços de revitalização que estão sendo executadas pela Prefeitura nesta praça (foto), que receberá um novo terminal rodoviário. O novo terminal vai ter uma estrutura de proteção muito mais ampla para os passageiros dos coletivos que realizam parada no local.

Segundo o novo titular da Superintendência de Transporte e Trânsito da Prefeitura, Marcelo José de Almeida, a medida passará a valer a partir da manhã deste sábado, dia 21. O abrigo provisório terá a mesma função do antigo, ou seja, embarque e desembarque de passageiros, que utilizam as linhas municipais. Inicialmente, este abrigo permanecerá em funcionamento por aproximadamente duas semanas, período após o qual o novo terminal já estará com condições de funcionar.

- A mudança foi programada para a véspera do final de semana e do feriado estadual da segunda-feira seguinte (dia de São Jorge), para que a população tenha a oportunidade de se adequar. Além disso, todo este processo de transferência será acompanhado pela instalação de placas informativas sobre os novos locais de embarque e desembarque dos passageiros - afirma Marcelo, acrescentando que agentes da DET (Divisão de Educação para o Trânsito) da Prefeitura e os próprios cobradores de ônibus vão distribuir com antecedência folhetos informativos aos passageiros a respeito da mudança.

Logo após a realização desta transferência, a Secretaria Municipal de Obras iniciará os preparativos para montar a estrutura metálica do novo terminal rodoviário da Praça da Concórdia. A cobertura terá 56 metros de extensão e vai cobrir totalmente a calçada e parcialmente os ônibus, permitindo que os passageiros fiquem mais protegidos da chuva e do sol.

Além do novo terminal, a Praça da Concórdia recebeu novo calçamento com blocos de concreto (intertravados) em torno do Mercado Popular; piso podotátil, que é diferenciado com textura e cor visando garantir o acesso de pessoas com deficiência; construção de dois sanitários, um masculino e o outro feminino (em fase de acabamento) e instalações elétricas para receber os novos postes que serão do mesmo padrão dos que foram instalados pela Prefeitura na Avenida Nova Resende (Campos Elíseos) e na Avenida Dorival Marcondes Godoy (entrada da cidade).

Entre os serviços que ainda se encontram em andamento na Praça da Concórdia estão a colocação do piso nas calçadas em frente à agência local dos Correios e ao lado do prédio do antigo Fórum de Justiça, além do trabalho de jardinagem e arborização dos canteiros. Com o objetivo de garantir a durabilidade e a qualidade dos serviços, a Prefeitura realizou ainda todo o trabalho do sistema de drenagem das águas pluviais sobre o novo piso da praça.

Cerca de 20 operários atuam nas obras de revitalização da Praça da Concórdia. Eles têm o apoio de caminhões caçamba, máquina retro-escavadeira e equipamentos manuais. Parte das equipes é especializada na colocação de piso e na instalação de estruturas metálicas. Elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura, o projeto de revitalização da Praça da Concórdia está inserido entre as ações do Projeto Urbano Humano e prevê investimentos de R$ 570 mil.

NOVO SUPERINTENDENTE - A Prefeitura de Resende confirmou ontem (16 de abril), o nome do novo superintendente municipal de Transporte e Trânsito, cargo que passa a ser ocupado por Marcelo José de Almeida. Ele assume no lugar de Roque Cerqueira, que se desligou devido à legislação eleitoral.

Palavras chaves: MUDANÇA NO CENTRO DA CIDADE