Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

Evento também conta com o Projeto ‘Árvore do Saber’

”TEMPO DE BRINCAR” ACONTECE NO BAIRRO FAZENDA DA BARRA 3, NESTE DOMINGO

Crédito: Divulgação PMR

O próximo domingo, dia 8, vai ser de muita brincadeira e animação. Promovida pela Prefeitura de Resende, o projeto “Tempo de Brincar” promete trazer diversas brincadeiras de rua que eram muito comuns como: queimada, pique bandeira, taco, cabo de guerra e muitas outras. Além disso, no mesmo local, a Prefeitura realiza mais uma edição do projeto ‘Árvore do Saber’. As ações acontecem de 9h ao meio dia, no Salão de festas do Condomínio Gardênia, localizado na Rua Ouro Preto, Fazenda da Barra 3.

De acordo com os organizadores, o objetivo do evento é resgatar velhos hábitos e atividades, que correm risco de se perder para as próximas gerações. A lista de brincadeiras conta com: queimada, pique-bandeira, taco, cabo de guerra, corrida de saco, ovo na colher, dança das cadeiras, coelhinhas sai da toca, estátua, vivo e morto, amarelinha, peteca, bambolê, pião, pula elástico e pula corda.

Todos os jogos selecionados são promovidos com a colaboração de cerca de 20 voluntários, que coordenam e estimulam a participação coletiva. A estrutura do evento conta com som, banheiros químicos e guardas civis municipais para a orientação do trânsito e maior segurança.

-É uma maneira da nova geração sair um pouco do mundo da tecnologia, largando o vício do celular, por exemplo. O projeto dá a oportunidade da interação com os pais ou responsáveis, além do benefício à saúde de brincar ao ar livre. As crianças e os adolescentes também desenvolvem diversas habilidades cognitivas e motoras- explica Luzia Diniz, uma das organizadoras do evento.

Árvore do Saber

Outra atividade que disputa espaço com a tecnologia e ganhará destaque no evento é o contato com os livros. Em mais uma edição, o tradicional projeto ‘Árvore do Saber’ levará roda de leitura e contação de histórias para todas as idades. Além da experiência de contato com livros e do mergulho no mundo da ficção e dos contos, o projeto leva títulos para o sistema de ‘pegue e leve’, proporcionando a oportunidade de estender a leitura para o cotidiano.

Palavras chaves: Tempo De Brincar; Fazenda Da Barra 3