Desenvolvimento Rural

21/12/2011

Telecentro de Engenheiro Passos forma primeira turma do curso de informática

Unidade foi inaugurada este ano pela Prefeitura

Telecentro de Engenheiro Passos forma primeira turma do curso de informática

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

O prefeito José Rechuan (PP) participou esta semana da solenidade de formatura da primeira turma do curso de informática básica do Telecentro Comunitário de Engenheiro Passos (foto). Oferecido gratuitamente pela Prefeitura, o curso teve a participação de cerca de 50 alunos, todos moradores do distrito.

No próximo ano, os estudantes atendidos em 2011 passarão a ter aulas de iniciação à internet. O Telecentro de Engenheiro Passos foi implantado há cinco meses pela Prefeitura, via Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços.

-  Essa capacitação representa uma oportunidade de importância fundamental para que os estudantes contemplados possam disputar uma vaga no mercado de trabalho. A Prefeitura está preocupada não apenas em trazer novas empresas, o que já conseguimos. Da nossa parte, existe também a determinação em preparar os moradores de Resende no sentido de fazer com que eles tenham as condições necessárias para ocupar as vagas abertas com a chegada dos novos empreendimentos econômicos a Resende – destacou o prefeito.

O Telecentro de Engenheiro Passos conta com onze computadores. Para a realização das aulas, a Prefeitura firmou um convênio com o CDI (Comitê para a Democratização da Informática), organização não-governamental que utiliza a tecnologia como ferramenta no enfrentamento das diferenças sociais.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, em três turnos (manhã, tarde e noite). A duração é de seis meses.

O curso básico ensina Linux, Windows, Word, Excel, Power Point e Internet. Os alunos podem também usar o local para a realização de trabalhos escolares, pesquisas na internet e impressão. A Secretaria de Indústria, Tecnologia e Serviços estuda a possibilidade de ampliar os cursos disponibilizados, através da inclusão do aprendizado sobre web design, programação, manutenção de impressora e impressora de computadores.

O Telecentro da comunidade se localiza Avenida Boa Vista. Outras duas unidades de telecentro da Prefeitura funcionam no Loteamento Vila Vicentina II (sede do Projeto Quilombo da Paz) e Itapuca (Centro da Juventude, ao lado do posto de saúde).

Em 2012 deverá ser implantado o Telecentro de Visconde de Mauá, reforçando com isso a determinação da Prefeitura em ampliar cada vez mais o número de serviços públicos nas comunidades mais distantes do centro da cidade e da área urbana.

Além do Telecentro de Engenheiro Passos, os jovens residentes no distrito contam com o curso sobre Noções Administrativas, oferecido por meio de uma parceria entre a administração do prefeito José Rechuan e o SENAC de Resende (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

O curso – que dispõe de 30 vagas – garante aos moradores da comunidade a oportunidade de realizar seus estudos mais perto de casa.

Realizada na noite de segunda-feira, dia 19, a formatura da primeira turma do curso de informática contou também com as presenças dos secretários municipais Renato Viegas (Fazenda) e Natalino Abreu (Habitação e Regularização Fundiária), além do diretor da Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, José Carlos Matias, que representou o titular da pasta, Edgar Moreira.

Palavras chaves: APRENDIZADO DIGITAL