EDUCAR

04/11/2014

Tecnologia Educacional é tema de capacitação em Resende

Evento reúne professores para oficinas e palestras

Tecnologia Educacional é tema de capacitação em Resende

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O uso de ferramentas e recursos tecnológicos em sala de aula será tema de uma capacitação em Resende. Entre os dias 4 e 7 de novembro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza a 2ª Semana de Tecnologia Educacional com oficinas e palestras voltadas para professores da rede. O objetivo é promover momentos de formação, estudo e aprendizagem.

- O uso de tecnologias nas escolas ainda é um desafio. Estamos capacitando nossos professores para que se apropriem das ferramentas na elaboração de atividades que desenvolvam o aprendizado do aluno - ressalta o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.

Na terça-feira, dia 4, abertura da Semana, estão programadas as palestras "Aulas com Audacity (programa para gravação e edição de áudio)", "O perigo das redes sociais - um alerta aos educadores", e "Usando GCompris (conjunto de aplicativos educacionais) para a aprendizagem".

Na quarta-feira, dia 5, serão trabalhados os temas "Tablet pc e a educação", "Hagaque software educativo - criando história em quadrinhos com alunos", e "Google DOCS para educadores". Na quinta-feira, dia 5, os assuntos serão os seguintes: "Trabalhando com edição de vídeo na sala de aula", "Robótica educativa", e "Apresentações educacionais interativas com Prezi - software para a criação de apresentações".

O início das palestras está marcado para as 18h30, no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que fica no Centro Histórico. Elas serão ministradas por professores de informática da rede municipal.

Já a programação de encerramento, na sexta-feira, dia 7, será realizada no Espaço Z, na Avenida Gustavo Jardim, no Centro. Das 8 às 11h30 acontece o 1º Scratch Day Resende, um encontro onde professores e alunos poderão compartilhar trabalhos e experiências, e aprender um pouco mais sobre o Scratch que é um
ambiente gráfico de programação com aplicação em contextos educativos.

Às 18 horas será promovida a palestra "A tecnologia e a sala de aula", com o engenheiro eletrônico formado pela UNESP (Universidade Estadual Paulista), Ronny Portal, pós-graduado na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).

Por último, às 19h30, haverá a premiação do concurso "Novos Tempos de Escola", um reconhecimento das escolas que realizaram algum projeto ou experiência exitosa, tendo como ferramenta pedagógica as diversas mídias nos anos de 2013/2014.

Para o secretário de Educação, a Semana de Tecnologia Educacional representa os investimentos feitos pela Prefeitura nessa área. Entre eles estão as 24 lousas digitais interativas instaladas em salas de aula; a revitalização de laboratórios de informática em 32 unidades da zona urbana e rural; as entregas de 450 netbooks para alunos e 783 notebooks para professores. Este ano foram disponibilizados ainda 2.400 tablets pc para alunos e professores.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO