Superintendência de Transporte e Trânsito
18/10/2013
Taxistas devem realizar vistoria dos taxímetros
Verificação acontece nos dias 21, 22 e 23 de outubro, no Parque de Exposições
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
A Prefeitura, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, convoca todos os taxistas para a verificação periódica dos taxímetros dos 104 veículos que circulam pelo Município. A vistoria realizada por técnicos do IPEM-RJ (Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro) acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de outubro, no Parque de Exposições Francisco Fortes Filho. O horário de atendimento será das 9h às 12h e das 13h às 16h.
Para passar pela vistoria, o proprietário do táxi deverá apresentar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) 2012 ou 2013, conforme a tabela de licenciamento anual do DETRAN; certificado do IPEM-RJ na validade do exercício de 2012 e Certificado de Segurança Veicular (CSV) na validade para carros movidos a GNV. Também deverão realizar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 37,50 que deve ser efetuado somente no Banco do Brasil através do GRU (Guia de Recolhimento da União). O guia pode ser emitido diretamente no site www.ipem.rj.gov.br.
Segundo o titular da pasta de Transporte e Trânsito, Alcides de Carli, o permissionário do serviço de táxi em Resende que possui o selo de vistoria do IPEM/13 não precisa comparecer à vistoria.
- A verificação periódica tem o objetivo de garantir o perfeito funcionamento do equipamento. É a garantia que o usuário dos serviços tem de que está pagando o valor correto da corrida - explica De Carli.
De acordo com o IPEM-RJ, as tarifas são determinadas pelas prefeituras. A cobrança da corrida começa quando o passageiro entra no carro. Nesse momento, o taxímetro é ligado e exibe, no visor, o valor da tarifa inicial chamada bandeira. O instituto orienta o usuário de táxi a tomar alguns cuidados na hora de utilizar este serviço de transporte. Uma das dicas é que o taxímetro deve ser ligado sempre na presença do passageiro, que deve observar a bandeira que está sendo usada. O passageiro não deve aceitar corridas com valores tratados, já que pode acabar pagando mais caro pelo serviço. Além disso, o passageiro deve observar a placa do veículo e não utilizar táxi de outro município.
Palavras chaves: TRANSPORTE