13/05/2011

Tampas de bueiros são produzidas pela Prefeitura

Secretaria de Obras utiliza material em obras de infra-estrutura nas ruas da cidade (foto)

Tampas de bueiros são produzidas pela Prefeitura

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura vem produzindo por mês cerca de 200 tampas de bueiros pré-moldadas de concreto, que estão sendo utilizadas para substituir as peças danificadas em diversos pontos do município. Também estão sendo produzidas, esta semana, cem novas de caixas de ralo de bueiro, feitas com um sistema de dobradiças, que visam diminuir os furtos destas peças de ferro. Segundo o secretário municipal de Obras, engenheiro Rubens Almada, cuja pasta coordena a realização deste trabalho, a produção acontece na Fábrica de Artefatos de Cimento da Prefeitura, que se localiza na entrada do Bairro Cabral. As tampas de bueiros são feitas com cimento, brita e ferro. Dez funcionários da Secretaria de Obras do Município trabalham na produção dos materiais. Como não há padrão de tamanho para as tampas de bueiros, o trabalho é executado de forma artesanal. Em média, a Prefeitura emprega cinco formas na fabricação. Rubens Almada explica que as tampas de bueiros são substituídas por danos causados, em sua grande maioria, pelo tráfego de veículos pesados (ônibus e caminhões) nas vias públicas. Ele lembra que muitas vias públicas de Resende foram planejadas há mais de 50 anos, quando ainda não existiam vários veículos de porte grande que circulam atualmente pelas ruas, avenidas e praças da cidade. A localização da maioria dos bueiros nas esquinas também acaba contribuindo para o problema. A Prefeitura tem buscado atuar com agilidade na substituição das tampas na região central e nas comunidades mais distantes do Centro. Em média, todos os meses, cerca de 100 tampas são trocadas, algumas, até mesmo, mais de uma vez por mês. - Ficamos atentos aos problemas, recebemos também pedidos da comunidade, e, de forma rotineira, realizamos o serviço, que conta com apoio de funcionários e de um caminhão para transporte do material produzido - destaca o secretário de Obras, ressaltando que a substituição de tampas de bueiros acontece com mais freqüência nos bairros localizados nas regiões da Grande Alegria (foto) e do Grande Paraíso. A Fábrica de Artefatos de Cimento da Prefeitura – divisão ligada diretamente à Secretaria Municipal de Obras - também tem construído algumas peças de tubo de concreto de 30 centímetros de diâmetro para a realização de reparos na rede de águas pluviais. A troca das peças acontece sempre quando há registro de problemas em algum trecho do sistema. A Secretaria de Obras vem trabalhando ainda para a redução do furto de caixas de ralo de bueiro (feitas de ferro). Em 2010, cerca de 250 destas peças foram substituídas por tampas novas, em novo formato, para evitar acidentes e ainda com a instalação de dobradiças para evitar que elas sejam retiradas por vândalos. As dobradiças são afixadas diretamente nas laterais de sustentação das tampas, o que dificulta o furto. Já começaram a ser produzidas cem novas tampas com o uso deste dispositivo. Em breve, elas vão começar a ser instaladas nas vias públicas de Resende. No caso das tampas de bueiros com dobradiças, elas são confeccionadas no setor de serralheria da Secretaria de Obras, que fica no Centro Administrativo da Beira-Rio.
Palavras chaves: CONSERVAÇÃO URBANA