19/04/2012

Avião que fará a linha de Resende tem capacidade para 45 passageiros

Técnicos de empresa aérea realizam vistoria no Aeroporto Agulhas Negras

Crédito: Jorge Trindade ACOM/PMR

O secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, acompanhou nesta quinta-feira, dia 19 de abril, a visita de dois representantes da Trip Linhas Aéreas, empresa que já está iniciando a instalação de sua base terrestre no Aeroporto Agulhas Negras - foto (Resende). Edgar Moreira anunciou para as próximas semanas, possivelmente no dia 16 de maio, a inauguração dos vôos comerciais de transporte de passageiros em Resende.

O gerente de Abertura de Bases da Trip, Osmar Barreira, e o analista de Marketing, Edvar Bernades, fizeram durante a visita um levantamento  sobre todos os serviços que serão necessários para a adaptação do aeroporto visando à instalação do balcão destinado ao checkin e despacho de bagagens, entre outros serviços que serão necessários.

- Essa é a efetivação de uma das propostas da administração do prefeito José Rechuan na área do desenvolvimento, que consiste no funcionamento do Aeroporto Agulhas Negras com linhas de passageiros. Há um ano estamos viabilizando esta operacionalização. Para isso, atendemos todas as exigências da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e conseguimos regulamentar o aeroporto. Hoje, somos o único município do estado a possuir um aeroporto com uma Brigada de Incêndio, cujo pessoal foi treinado pela Aeronáutica - disse Edgar Moreira, salientando que a empresa também já está realizando entrevistas na agência local do SINE (Sistema Nacional de Empregos) visando à contratação funcionários que irão trabalhar em sua base no Aeroporto.

Segundo Edgar Moreira, a Trip irá atuar inicialmente com dois vôos comerciais, num avião modelo ATR 42, com capacidade para 45 passageiros. O primeiro sairá de Juiz de Fora (MG) às 10h30m e chegará a Resende às 11h10m, de onde sairá ás 11h30m para Guarulhos (SP). O avião retorna de Guarulhos às 14 horas, chegando a Resende às 14h55m e partindo às 15h15m para Juiz de Fora, onde chega às 15h50m.

A empresa terá vôos de segunda à sexta-feira e espera atender passageiros com destinos aos mais diversos lugares do país, já que em Guarulhos é possível fazer conexões para as regiões Norte, Sul e Sudeste. O valor das tarifas ainda está em estudo e o início de venda de passagens será divulgado em breve pela empresa.

- O Município tem também aprovado um vôo com a escala Resende/Rio/Macaé/Vitória, mas ele está suspenso temporariamente devido a obras na pista do aeroporto de Macaé. Alem disso, também já há estudos para a implantação de linhas de transporte de cargas. Isso porque a Prefeitura realizou uma pesquisa junto às indústrias instaladas na região, que apontaram a necessidade de vôos diários de passageiros e de pequenos volumes de carga. Esperamos atender a esta demanda, pois a Trip já mantém uma média de seis mil quilos diários de carga despachados para a região Sul Fluminense, o que é feito através das rodovias. Com os vôos, isso facilitará e agilizará o transporte para as empresas - avaliou o secretário.

Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO