Superintendência de Transporte e Trânsito

27/01/2012

Superintendência de Transporte vai instalar mais dez semáforos em cinco bairros

Frota de veículos no Município cresceu mais de cem por cento nos últimos dez anos

Superintendência de Transporte vai instalar mais dez semáforos em cinco bairros

Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito anunciou esta semana que vai instalar mais dez semáforos em ruas e avenidas do sistema viário da área urbana. A medida tem como objetivo ampliar ainda mais as ações voltadas ao ordenamento e a segurança de motoristas e pedestres nas vias mais movimentadas do Município. O processo de licitação destinado à compra dos novos equipamentos já foi encaminhado para a Superintendência Municipal de Licitações e Contratos. A previsão é de que ainda neste semestre os semáforos estejam sendo instalados. Os locais que receberão os sinais luminosos do tipo com contador digital bicolor são os seguintes: Cidade da Alegria (Avenida das Mangueiras, Rua Perimetral Sul e Rua Perimetral Norte, no cruzamento com a Avenida das Mangueiras); Manejo (Avenida Coronel Mendes, um em frente à Casa Lotérica Sortudo e outro próximo ao posto de saúde, além de um na esquina das Ruas Fluminense e Padre José Sandrup); Itapuca (cruzamento da Rua Hostílio de Souza com a Rua Inácio Lopes Siqueira); Morada da Colina (em frente à Associação Educacional Dom Bosco) e Paraíso (esquina da Rua João Cabral Flecha com Rua Dom Bosco). De acordo com o superintendente de Transporte e Trânsito da Prefeitura, Roque Cerqueira, “o crescimento do número de veículos em Resende nos últimos anos fez com que a intervenção no sistema viário do Município fosse incluída como uma das prioridades da administração do prefeito José Rechuan (PP)”. Segundo um levantamento realizado com base em números oficiais do DETRAN-RJ, a frota de veículos na cidade cresceu 116,15 por cento nos últimos dez anos, passando de 22, 7 mil (ano de 2001) para 49.158 (ano de 2011). - A Prefeitura está atenta a este crescimento do fluxo de veículos e busca de forma permanente as melhores soluções para que a cidade tenha ordem no trânsito, com segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres – afirma Roque, acrescentando que todo o serviço de sinalização da cidade é feito com recursos próprios do Município. O superintendente Roque Cerqueira informou também que a Prefeitura já concluiu as obras de sinalização da Avenida Dorival Marcondes Godoy, na entrada da cidade, principal via de acesso ao Município para os motoristas provenientes da Via Dutra. A extensão desta avenida entre o Shopping Patiomix e um posto de combustível ganhou três redutores de velocidade, além da realização do serviço de pintura de faixas para pedestres (foto). No Acesso Oeste, através do qual os motoristas que trafegam pela Via Dutra também podem entrar na área urbana da cidade, a Prefeitura realizou serviços de sinalização. Na semana passada, funcionários da administração municipal concluíram a colocação de quatro redutores de velocidade e a pintura de faixas destinadas à travessia dos pedestres. Roque reafirmou ainda que, nos últimos meses, a Prefeitura instalou mais 250 placas informando o cidadão sobre a localização de bairros da área urbana. Com isso, o número de placas informativas colocadas desde o começo de 2009 pela Prefeitura aumentou para 1.500.
Palavras chaves: MAIS SEGURANÇA