Superintendência de Transporte e Trânsito

Prefeitura encaminhou relatório ao Conselho Municipal de Trânsito

Superintendência de Transporte divulga resultado da vistoria anual em ônibus

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Superintendência de Transporte e Trânsito de Resende divulgou na tarde da última quarta-feira, dia 1º, um balanço da vistoria do transporte coletivo da cidade. Essa fiscalização é realizada anualmente, sempre no mesmo período, e tem como objetivo garantir a qualidade do serviço prestado aos usuários das linhas urbanas.

O trabalho foi feito pela equipe técnica da superintendência que avaliou a conservação dos pneus, lataria, cano de descarga, cordão da cigarra, piso, bancos, letreiros, buzina, luzes de freio, setas, motor de partida, limpador de pára-brisa, espelhos, retrovisores, tacógrafo, conservação das janelas, das portas, cintos de segurança, validade da carga do extintor de incêndios, entre outros itens.

Segundo o titular da superintendência, Marcelo de Almeida, dos 72 veículos vistoriados, 22 foram aprovados e receberam de imediato o selo "Transporte Urbano - Vistoriado 2012". Já 39 ônibus apresentaram irregularidades como danos nos bancos de passageiros, mau funcionamento das portas, falta do certificado de garantia do tacógrafo, falhas no cordão da cigarra e extintor com a validade vencida. Esses veículos foram notificados e tiveram o prazo de 24 horas para corrigir os itens pendentes. Foram vistoriados novamente e também receberam o selo de certificação.

Outra pendência constatada na vistoria foram que 11 veículos da frota estavam com documentação vencida. Nesse caso, a empresa foi notificada pela Prefeitura para que tomasse as providências necessárias para a regularização. A vistoria no Detran está agendada para o próximo dia 19. Após esta etapa, os ônibus serão novamente vistoriados pela equipe da Prefeitura.

Ainda sobre o transporte coletivo, Marcelo de Almeida participou na última quinta-feira, dia 26, da reunião mensal do Comutran (Conselho Municipal de Trânsito e Transporte). Na ocasião, o superintendente apresentou aos conselheiros um relatório sobre o trabalho de fiscalização da Prefeitura. O documento inclui também as notificações emitidas pelo governo municipal à empresa São Miguel, relacionadas ao não funcionamento do elevador destinado para o embarque de pessoas com deficiência, superlotação nos horários de pico e o não cumprimento dos horários.

- O Comutran nomeou relatores para fazer o levantamento dessas demandas. Este acompanhamento será feito durante 30 dias e resultará num relatório detalhado. A discussão será retomada na próxima reunião - disse o superintendente.

Palavras chaves: TRANSPORTE