05/01/2011

Motoristas e motociclistas conscientes recebem Selo de Qualidade

Superintendência de Transporte amplia ações educativas nas ruas da cidade

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O relatório da Superintendência de Transporte e Trânsito do Município com as ações do setor em 2010 destaca também a realização de campanhas educativas para crianças e adolescentes matriculados em 62 escolas e creches situadas em Resende.

Durante o desenvolvimento destas atividades, os alunos, pais e demais membros da comunidade escolar receberam informações sobre normas de segurança no trânsito.

Entre as atividades realizadas estiveram a distribuição de folhetos informativos, a promoção de palestras e a exibição de filmes a respeito das regras que devem ser seguidas com o objetivo de diminuir os riscos de acidentes.

Estudantes da rede pública participaram também de seis visitas à Cidade do Trânsito, no Parque Tobogã (Vila Julieta).

Além das ações destinadas especificamente para as escolas e as creches da cidade, a Superintendência desenvolveu outras 59 campanhas educativas nas ruas de Resende (foto).

No caso destas campanhas, elas visaram à conscientização de motoristas e pedestres, nos pontos mais movimentados dos bairros Centro, Campos Elíseos e Manejo, entre outros bairros.

Dentro da área de Educação para o Trânsito, foi realizada ainda a premiação a 36 motoristas de táxis, vans, transporte escolar e motociclistas classificados como profissionais conscientes.

Os motoristas premiados receberam o Selo de Qualidade Segurança e Responsabilidade no Trânsito durante uma cerimônia promovida pela Prefeitura no plenário da Câmara Municipal.

A Superintendência de Transporte e Trânsito promoveu também palestras para a formação de motoristas profissionais e 14 oficinas destinadas aos professores da rede pública que trabalham nos programas de educação para o trânsito.

Funcionários do setor participaram de eventos voltados à segurança no sistema viário, como o Fórum Internacional promovido pela Companhia de Pneumáticos Michelan; o Projeto Consumo Responsável realizado em parceria com a Pernod Ricard Brasil, empresa localizada no pólo industrial de Resende; e a SIPAT (Semana Interna de Prevenção à Acidentes de Trabalho) das empresas Transporte Urbano São Miguel e Servatis.

Por meio de um trabalho conjunto entre a Prefeitura e a concessionária CCR Nova Dutra, dois alunos da rede municipal portadores de deficiência visual receberam livros em braile com orientações do Programa Estrada para a Cidadania. A entrega dos livros ocorreu numa solenidade promovida no Colégio Municipal Dona Mariúcha (Santo Amaro).

- Durante as edições do Programa Resende Saudável, a Superintendência esteve presente levando informações à população e ampliando com isso o número de pessoas beneficiadas com as ações educativas na área do trânsito e do transporte – disse o superintendente Roque Cerqueira, referindo-se ao Resende Saudável Itinerante, programa implantado pela atual administração com o objetivo de levar os serviços públicos aos bairros e distritos do Município.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO