Assistência Social e Direitos Humanos
17/03/2025
SISTEMA DO CADÚNICO DO GOVERNO FEDERAL PASSA POR MUDANÇA PARA APRIMORAR SEGURANÇA E COMBATER FRAUDES
Novo sistema está previsto para iniciar em 17 de março; enquanto isso, o atual sistema do Cadastro Único V.7 continuará em funcionamento até seu encerramento
Crédito: Carina Rocha
A Prefeitura de Resende informa que o Sistema de Cadastro Único (CadÚnico) passará por uma reforma coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A mudança visa aprimorar a segurança, aumentar a eficiência no combate às fraudes e otimizar os processos de atualização cadastral e atendimento aos cidadãos.
Com a modernização do sistema, o preenchimento das informações das famílias será automatizado, reduzindo erros e tornando o atendimento na rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) mais rápido. Além disso, as integrações de dados que antes levavam meses agora poderão ser realizadas em poucos dias, garantindo mais agilidade no acesso aos serviços.
- Outro avanço significativo é a implementação de uma plataforma de gestão de riscos e monitoramento, que reforçará a segurança do sistema e a eficiência na prevenção de fraudes cibernéticas. Dessa forma, quando o operador do CadÚnico preencher o CPF do beneficiário, serão verificadas automaticamente informações de diferentes bases do Governo Federal, como registros de óbitos, nascimentos, CNIS, Receita Federal e Previdência Social - explicou Jacqueline Primo Balieiro, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.
A base de dados do CadÚnico passará a ser armazenada pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), proporcionando mais agilidade na análise de informações e melhor integração com outros cadastros governamentais.
Palavras chaves: CadÚnico; Governo Federal; Novo Sistema