22/06/2011

Nos últimos seis meses, serviço registrou mais de 30 flagrantes

Sistema da Prefeitura flagra furto de moto e contribui para prisão de suspeitos

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O sistema de monitoramento por câmeras de vigilância, implantado no final do ano passado pela Prefeitura, através da Superintendência de Ordem Pública, registrou nos últimos seis meses mais de 30 flagrantes, o que contribuiu diretamente para a realização de apreensões e prisões, além da aplicação de multas. Instalado numa sala do Centro Administrativo da Beira-Rio (foto), o sistema de monitoramento é formado por 19 câmeras distribuídas estrategicamente em diversas regiões da cidade. A sala de monitoramento conta com um guarda municipal e um policial militar durante 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Os agentes são responsáveis pelo registro das imagens. Um dos exemplos mais recentes da contribuição do serviço na prevenção e no combate ao crime aconteceu terça-feira, dia 21 de junho, quando imagens captadas pela sala de monitoramento colaboraram para prisão de dois suspeitos de terem roubado uma motocicleta no bairro Paraíso, durante a madrugada. Segundo o superintendente de Ordem Pública da Prefeitura, José Antônio dos Santos, o morador Luis Felipe Pinto Ferreira procurou o setor de monitoramento da Prefeitura para buscar imagens do furto de sua motocicleta, ocorrido próximo ao seu local de trabalho, na Praça dos Expedicionários, no bairro Paraíso. - Buscamos em nossos arquivos as imagens captadas, e foram observados dois cidadãos em frente ao local de trabalho da vítima. As imagens registradas pelo nosso sistema e por outra câmera particular contribuíram para a identificação, prisão dos suspeitos e a recuperação do veículo, feita pela PM – explicou o superintendente José Antônio. Informada do furto, a Polícia Militar observou o veículo sendo conduzido pelos dois suspeitos, próximo à Rodovia Presidente Dutra. Após a prisão dos acusados, os policiais recuperaram a motocicleta, que estava em um terreno baldio localizado próximo à casa de um dos homens detidos. Também na terça-feira, dia 21 de junho, por volta das 22h30min, na Rodoviária Velha, no Centro, a câmera da Prefeitura auxiliou na prisão de um homem que carregava uma arma de fogo. Já na manhã de hoje (quarta-feira, 22 de junho), às 06h30min, o sistema de monitoramento filmou a queda de um veículo no canal periférico, próximo à ponte entre a Cidade Alegria e o Loteamento Morada do Contorno. Com o auxílio dos agentes de segurança que estavam de prontidão na sala do Centro Administrativo, o Corpo de Bombeiro foi acionado para o trabalho de socorro aos ocupantes do carro. Além destes casos, o sistema de monitoramento contribuiu, entre outras ocorrências, para a apreensão de drogas na Nova Liberdade; abordagem e prisão de suspeitos de envolvimento com o comércio ilegal de drogas no Paraíso; acidentes de trânsito; suspeita de assalto a um motorista de táxi; flagrante de um morador jogando restos de obra em local não permitido; e consumo e suspeita de tráfico de drogas no Parque Alegria e no Parque Saúde, respectivamente.
Palavras chaves: CÂMERAS DE MONITORAMENTO