Superintendência de Defesa Civil

Lideranças Comunitárias e Religiosas de Resende vão participar do evento

Simpósio debate Prevenção de Crises e Gestão em Emergências

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Nesta sexta-feira, dia 7 de novembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos vai realizar, em parceria com a Defesa Civil e a Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, um Simpósio de Prevenção de Crises e Gestão de Emergências. O evento será realizado na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), das 8h às 11h, para lideranças comunitárias e religiosas, representantes de escolas municipais e estaduais de Resende, além de representantes do CONFIAR e da Terceira Idade Ativa.

O objetivo do seminário é discutir temas relacionados ao gerenciamento de crises em situações de emergência, como alagamentos, falta de energia, queda de barreira provocada por temporais e outros incidentes.

Representantes da Defesa Civil vão falar sobre o trabalho desenvolvido pelas equipes de atendimento e apresentar o mapeamento das áreas de risco do município, além de compartilhar o Plano de Contingência Municipal.

A Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias vai dar dicas de como proceder num momento de emergência e ajudar as famílias afetadas. A igreja possui um projeto chamado Mãos que Ajudam que será apresentado durante o evento pelo diretor de assuntos públicos regional da igreja, Márcio Patelli. O programa de emergência do projeto será explicado por Hélio da Rocha Camargo, autoridade geral emérito da igreja.

- A ideia é que saiam do simpósio pessoas com conhecimentos suficientes para ter uma visão crítica e responsável, capazes de integrar grupos de apoio à Defesa Civil nos bairros do município. Seriam núcleos da defesa civil para prestarem o primeiro atendimento numa situação de emergência até a chegada de agentes da Defesa Civil - explica a diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social, Sheila Freire.

O evento contará ainda com a participação do Resencanto, coral dos funcionários da Prefeitura de Resende, que fará uma apresentação musical e a execução do Hino Nacional sob regência da maestrina Alile Cuoco.

Palavras chaves: CRISES