25/05/2010

Espetáculo prestará homenagem ao Maestro Aniceto, conhecido músico de Resende

Show no Cine Vitória marcará abertura da Escola de Música

Crédito: Divulgação - Casa da Cultura

Nesta sexta-feira, dia 28, às 19 horas, o Cine Vitória, na Praça Oliveira Botelho, abrirá suas portas para uma homenagem ao saudoso maestro Vicente Aniceto Sena, que dá nome à escola de música da Prefeitura, que reiniciará suas atividades em junho. Mantida através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, a Escola de Música Maestro Aniceto deverá atender mais de 150 alunos. Além da homenagem que a Prefeitura prestará à família do Maestro Aniceto, o evento terá uma programação musical para marcar o início das aulas da escola. Professores e ex-alunos se apresentarão no palco do Cine Vitória, que receberá também um show da Aniceto’s Jazz Band, comandada pelo filho do homenageado, o Quarteto de Clarinete de Quatis, e o Quinteto de Metais de Barra Mansa. Segundo o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, André Whately, a Escola de Música Maestro Aniceto é de extrema importância para a cultura do município. - Além de descobrir novos talentos, a iniciação musical proposta pela escola oferece aos jovens resendenses uma nova forma de ver o mundo. Como artista, acredito na transformação do ser humano através da arte - revela o presidente da Casa de Cultura, que é ator e diretor de teatro. As vagas oferecidas pela Escola de Música Maestro Aniceto serão preenchidas prioritariamente pelos jovens que participavam do curso quando as aulas foram interrompidas em 2008. A escola terá como coordenador pedagógico Luiz Antônio Machado de Siqueira (Guina). Para o prefeito José Rechuan, os cursos oferecidos pela escola atendem a um anseio dos jovens da cidade. Ele destacou ainda o evento desta sexta-feira como uma ação importante que demonstra novamente a determinação da Prefeitura em resgatar o passado histórico da Praça Oliveira Botelho, onde o Cine Vitória se localiza. - O Projeto Criarte, que trabalha várias atividades artísticas com os alunos do município, vai oferecer agora oficinas de arte aos jovens de outras instituições de ensino e a comunidade em geral. Além de representar mais uma ação de inclusão social importante do nosso governo, a realização do espetáculo no Cine Vitória se constitui em outra medida concreta da nossa administração em trazer de volta os bons tempos deste importante espaço cultural da nossa cidade e da Praça Oliveira Botelho, palco histórico dos acontecimentos culturais e sociais de Resende - disse Rechuan. Os cursos ministrados na Escola de Música Maestro Aniceto vão ser os seguintes: bateria, guitarra, violão, violino, flauta transversa, clarinete, saxofone, cavaquinho, teclado, técnica vocal, percussão e musicalização infantil. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (24) 3354-6971.
Palavras chaves: CULTURA