Resende

16° Min32º Max

Selo prevenção do site

Superintendência de Vigilância em Saúde

01/06/2023

SETOR DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA PREFEITURA DE RESENDE VISITA MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS  

Reunião é mais um passo importante do setor de prevenção de desastres  

SETOR DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA PREFEITURA DE RESENDE VISITA MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS  

Crédito: Divulgação PMR

O setor de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Resende, realizou uma visita técnica ao município de Angra Reis na última terça-feira, dia 30. O encontro reuniu representantes das duas gestões municipais para debater e trocar informações sobre ações direcionadas as Emergências em Saúde Pública em Desastres Tecnológicos.  

De acordo com a superintendente de Saúde, Carolina Bittencourt, a aproximação entre os dois municípios é um elo importante na prevenção dos desastres. Em comum, ambos possuem usinas nucleares. Em Angra dos Reis, a usina é de enriquecimento, enquanto a de Resende é responsável por geração de energia. 

- São dois municípios relativamente próximos e com muitas coisas em comum. São duas usinas nucleares, que embora realizem processos diferentes, lidam com princípios científicos similares. Há similaridades também nos riscos e protocolos que devem ser adotados para resguardar a saúde do município. A equipe de Resende foi muito bem recebida e ficou alinhado que estaremos sempre trocando informações sobre as condições, riscos e eventualidades – comentou a superintendente de Saúde, Carolina Bittencourt. 

Valéria Baracho e Brenda Benite, cordenadoras da Vigilância Ambiental em Saúde e do programa Vigidesatres, respectivamente, representaram Resende na reunião. A equipe foi recebida pela superintendente de Vigilância em Saúde, Josieli Cano Fernandes, pelo Coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental Romário Gabriel Aquino e pela colaboradora do Programa Vigidesatres, Tereza Leite 

Vigidesastres 

Vinculado à Vigilância Ambiental, que faz parte da superintendência de Vigilância em Saúde do município, o Vigidesastres é o segmento que acompanha, monitora e elabora planos de ações para os casos de desastres naturais e tecnológicos que possam acontecer no município. Através dele, o município possui um mapeamento de eventuais pontos de riscos e cria os planos de ações, contando também com a parceria da Defesa Civil. Valéria Baracho e Brenda Benites foram as representantes do Vigidesastres presentes na visita desta segunda-feira. 

Visita à INB 

Na semana passada, a equipe da Prefeitura de Resende realizou uma visita técnica nas Indústrias Nucleares do Brasil (INB). O objetivo da visita foi aproximar os responsáveis pela gestão de emergências em saúde pública relacionadas a desastres tecnológicos e os gerentes de emergências institucionais da INB, buscando conhecer os padrões e protocolos para diminuir os riscos de exposição a possíveis eventos de desastres.

Palavras chaves: Saúde Desastres Vigidesastres
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados