10/02/2020

SETE UNIDADES DE SAÚDE FICARÃO ABERTAS COM HORÁRIOS ESTENDIDOS NA QUARTA-FEIRA EM RESENDE

Postos terão portas abertas de 17 às 21 horas para beneficiar principalmente quem trabalha em horário comercial

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai promover mais uma vez a abertura de unidades de saúde fora do horário comercial, de 17 às 21 horas. Será nesta quarta-feira, dia 12, visando atender mulheres que desejam fazer o exame preventivo ou para quem deve atualizar a carteira de vacinação de algum membro da família. Desta vez, serão beneficiados moradores de sete bairros, comunidades e distritos.

Em sua segunda edição, a iniciativa será desenvolvida no postos de Engenheiro Passos, Serrinha, Morro do Cruzeiro, Itapuca, Primavera e Cidade Alegria (Caixa D'água), além da Clínica da Família. O exame preventivo tem como alvo prioritário mulheres entre 25 e 64 anos, mas a norma da Secretaria de Saúde prevê atendimento a todas as mulheres que foram às unidades com o cartão SUS.

Os procedimentos ofertados envolvem uma série de exames, que são considerados fundamentais para um diagnóstico precoce de câncer de mama e câncer no colo do útero, causando menores danos à saúde das mulheres.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o cronograma inclui o Papanicolau, teste físico das mamas e orientações do autoexame. O resultado do exame preventivo tem previsão para ficar pronto entre 30 a 45 dias e pode ser retirado pela paciente no posto de saúde onde foi realizado.

Além disso, os postos que ficarão abertos até mais tarde estarão também com o trabalho de atualização da caderneta de vacinação. A ação é importante para que toda a população tenha a chance de se imunizar contra doenças como sarampo e febre amarela, por exemplo. Com essa medida, a prefeitura busca beneficiar principalmente as pessoas que trabalham em horário comercial ou que estão com a agenda muito apertada.

Sucesso na primeira edição

A decisão de dar prosseguimento ao projeto se deu em boa parte por conta do sucesso da primeira edição, feita na semana passada e que fechou com um saldo positivo. Na ocasião, os postos do Manejo, Cidade Alegria (Caixa D'água), Jardim Primavera e a Clínica da Família foram os escolhidos como "piloto". No total, foram feitos 60 exames preventivos, 20 solicitações de mamografia e aplicadas 19 doses de vacinas variadas.

Palavras chaves: Horário Estendido; Exames Preventivos; Saúde