10/09/2010

Servidores municipais são capacitados para ajudar na prevenção e no combate às drogas em Resende

Prefeitura defende participação de todos os segmentos da sociedade nesta mobilização

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende vem desenvolvendo nas secretariais e departamentos municipais um programa de capacitação denominado “Prevenção ao uso indevido de drogas: Acolhimento, Reflexão e Orientação”. A capacitação é um projeto da administração municipal realizado através do Conselho Municipal de Avaliação e Acompanhamento do Programa Prefeito Amigo da Criança. O treinamento – que acontece no auditório do Sindicato Rural de Resende – tem como objetivo preparar os servidores para trabalhar a questão junto às pessoas que procuram as repartições municipais. O prefeito José Rechuan (DEM) acredita que “o enfrentamento da questão das drogas, problema que afeta a grande maioria das cidades brasileiras, precisa envolver todos os segmentos organizados da sociedade, daí a iniciativa de promover a capacitação junto aos servidores públicos do Município”. Para o prefeito, “o treinamento do maior número de funcionários, sejam eles lotados ou não em programas de prevenção e tratamento coordenados pelo Município, representa uma iniciativa de fundamental importância”. - Em fevereiro do ano passado, menos de dois meses após ter assumido a Prefeitura, convoquei uma reunião em meu gabinete com as forças de segurança da cidade e o Poder Judiciário no sentido de adotar medidas contra a violência provocada pelas drogas. Disse naquela reunião, e repito hoje: a sociedade não pode cruzar os braços diante da morte dos nossos jovens, motivo pelo qual os segmentos organizados e o cidadão de uma maneira geral precisam se mobilizar nesta questão – comentou o prefeito, lembrando que uma das iniciativas lançadas pela Prefeitura no ano passado foi a Campanha Viva Sem Drogas, “o que demonstra a preocupação do Município com a questão”. Uma das ações da campanha foi o Fórum Municipal de Drogas, ocorrido em julho de 2009 (foto). Segundo a presidente do Conselho Municipal de Avaliação e Acompanhamento do Prefeito Amigo da Criança, Maria José Barreto Silva, “o treinamento pode ser considerado um gesto importante de amor à vida”. - A nossa proposta é preparar os servidores municipais para que elas saibam como oferecer um atendimento mais humanizado às pessoas que chegam ao Poder Público praticamente sem perspectivas por conta principalmente de problemas com as drogas. Mesmo que o servidor não esteja ligado a nenhum programa voltado à prevenção e tratamento da dependência química, a partir desta capacitação ele será capaz de identificar o problema daquela pessoa e encaminhá-lo ao setor correto – esclarece a presidente. O curso será ministrado até dezembro. Ele terá cinco módulos com carga horária de 20 horas, os quais vão abordar os seguintes temas: Aspectos socioculturais relacionados ao uso de álcool e outras drogas, padrões de consumo do álcool na população brasileira, drogas e os meios de comunicação, Os efeitos da droga no organismo e Legislação, entre outros assuntos. Uma das atividades previstas é a realização de um curso de redação coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, do qual participarão estudantes da rede municipal e estadual.
Palavras chaves: AMIGO DA CRIANÇA