08/06/2009

Servidores da serralheria passam a produzir tampas de bueiros

Novas proteções são afixadas na rede para evitar furtos

Servidores da serralheria passam a produzir tampas de bueiros

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Desde o mês passado, os servidores do setor de serralheria da Prefeitura estão produzindo as tampas de bueiros utilizadas na rede de águas pluviais das áreas urbana e rural do Município. A medida passou a ser adotada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança após a constatação de que as tampas até então usadas no sistema estavam sendo furtadas com bastante freqüência.

Nos últimos meses, pelo menos cem tampas desapareceram em vários pontos da cidade. As tampas agora produzidas pelos servidores da serralheria são “afixadas” diretamente na rede de águas pluviais, o que diminui os riscos de retirada do material. O titular da Secretaria, engenheiro Rubens Almada, explica que as tampas de bueiro têm valor no mercado, já que são feitas de ferro fundido e podem ser vendidas para as pessoas que utilizam essa matéria-prima.

- Diante disso, resolvemos comprar o material necessário e produzir as tampas de aço na própria serralheria da Prefeitura, incluindo um dispositivo que nos permite prendê-las na rede de águas pluviais. Dessa forma, estamos reduzindo a possibilidade de elas serem retiradas e, ao mesmo tempo, gerando uma economia aos cofres públicos. Isso sem contar que, através deste trabalho, os funcionários da serralheria passam a realizar mais um serviço importante em prol do município – disse o secretário.

Somente nas últimas semanas, cerca de 20 tampas já foram produzidas na serralheria da Prefeitura, permitindo a substituição desta proteção em alguns bairros da cidade, entre eles Santo Amaro, Nova Liberdade e Cidade Alegria, além da Avenida Rita Ferreira da Rocha (Beira-Rio). Estão encarregados da realização deste trabalho os servidores Geraldo Moreira, Hélio, Jorge, Mauro Rafael e Alcebíades.

Na manhã desta segunda-feira, dia 08, os servidores do setor iniciaram a produção de dez tampas de bueiros para o distrito de Engenheiro Passos. O serviço é sempre executado de acordo com as solicitações encaminhadas ao setor pela própria Secretaria.

Palavras chaves: ÁGUAS PLUVIAIS