Resende

19° Min31º Max

Selo prevenção do site

Assistência Social e Direitos Humanos

20/03/2012

Servidores da Prefeitura participam do Encontro nacional de Assistência Social

Brinquedoteca: Projeto de Resende será apresentado em Fortaleza

Servidores da Prefeitura participam do Encontro nacional de Assistência Social

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

   A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Marly Ceccoline Cortona, acompanhada de seis profissionais da pasta, participa de quarta a sexta-feira desta semana (dias 21, 22 e 23 de março), do 16º Encontro Nacional do CONGEMAS (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social). O evento acontece no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza, e contará com a presença de gestores municipais de todo o país.

   O tema do encontro deste ano é "Entre o (SUAS) Sistema Único de Assistência Social e o Plano Brasil Sem Miséria: os municípios pactuando caminhos intersertoriais". A reunião terá como meta fortalecer a formação e articulação política dos gestores municipais da área de assistência social.

   Durante o encontro, os representantes de Resende participarão de várias oficinas, que serão direcionadas, segundo as áreas de atuação de cada um deles na Prefeitura. A maioria dos servidores do Município inscritos para o encontro é formada por funcionários concursados, o que vai garantir a continuidade do aprendizado no encontro.

   Além da secretária, estarão presentes no encontro, profissionais do departamento financeiro, assistente social, psicólogo, de monitoramento e estatística, servidor do setor administrativo e a coordenação do Brinquedoteca (foto), projeto realizado pela Secretaria nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

   - Vamos ter a oportunidade de conhecer a realidade de outras cidades e analisar os serviços que estamos oferecendo no nosso Município. É uma troca de experiências que nos permitirá fazer uma avaliação geral da nossa gestão, colocando em prática os novos conhecimentos - afirma Marly.

   A abertura do evento será realizada nesta quarta-feira, dia 21, às 10 horas, quando os gestores do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) farão um balanço do Plano Brasil Sem Miséria no âmbito do SUAS. O primeiro painel acontecerá às 15 horas, com o tema "A Consolidação do Pacto Federativo para a efetivação do SUAS". Durante esta etapa, serão apresentados os resultados dos encontros regionais de Assistência Social.

   Na quinta-feira, dia 22, os trabalhos terão início às 8 horas, com a reunião das regionais do CONGEMAS Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste. A programação segue com uma mesa redonda sobre o tema "O Fortalecimento do SUAS e o Plano Brasil Sem Miséria (questão social, vigilância socioassistencial, acompanhamento familiar e intersetorialidade).

   No mesmo dia (quinta-feira) será iniciado o ciclo de oficinas, que vão acontecer até sexta-feira, dia 23. As oficinas acontecerão de forma simultânea e terão os seguintes temas: Gestão do trabalho no SUAS; Vigilância social - conceito, estruturação e uso do CADÚNICO; Planejamento, monitoramento e avaliação na gestão do SUAS; Uso dos sistemas de informação; CRAS (Centro de Referência da Assistência Social); Orçamento público e gestão dos fundos de assistência social; Acompanhamento familiar; Participação popular; Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack e outras drogas; população em situação de rua; e enfrentamento ao trabalho infantil; BPC (Benefício de Prestação Continuada). Ao todo, serão 21 oficinas ao todo.

   - Durante a realização destas oficinas, os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos terão a oportunidade de esclarecer dúvidas e compartilhar conhecimentos com representantes de diferentes municípios do Brasil - destaca a secretária.

Palavras chaves: BRASIL SEM MISÉRIA
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados