Comunicação Social e Eventos
25/09/2014
Servidores da Prefeitura de Resende reforçam banco de sangue do Hemonúcleo da cidade com doação
Doação
Crédito: Divulgação
O Hemonúcleo de Resende recebeu na última terça-feira, dia 23, o reforço no banco de sangue da unidade com a doação de servidores da Prefeitura de Resende vinculados à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e ao Sine Resende.
A iniciativa voluntária teve como propósito ampliar o número de bolsas de sangue do posto, que é referência em atendimento para as unidades de saúde de Resende e região. O gesto solidário vem sendo praticado desde 2013 por grupos de servidores favorecendo vidas de pacientes em risco.
Segundo o secretário municipal de Trabalho e Renda, Kiko Besouchet, a doação de sangue voluntária contribui para que inúmeros pacientes em necessidade tenham cobertura com bolsas de sangue recolhidas no Hemonúcleo de Resende.
- Nossa iniciativa visa incentivar outras pessoas a fazer o mesmo, uma vez que Resende é referência na cessão de bolsas para toda a rede de saúde regional. Os servidores voluntários se organizam e agendam o serviço com a direção do Hemonúcleo, eficiente e atenta em todas as fases do procedimento, da triagem até o repouso momentâneo e o lanche ao doador no término da ação, afirma o secretário.
Esta foi a terceira doação coletiva e voluntária realizada pelos servidores da Secretaria de Trabalho e Renda e do Sine ao Hemonúcleo de Resende.
- Doar sangue representa salvar vidas e os procedimentos são simples e seguro. Temos uma média de 10 doadores por dia quando a demanda ideal seria o dobro. Atualmente a carência é de doadores do tipo O, mas todos os doadores são fundamentais para o equilíbrio do nosso estoque, frisa Rosa Bruno Mota, coordenadora do Hemonúcleo de Resende.
O Hemonúcleo de Resende ressalta que podem doar sangue homens e mulheres com idade entre 18 e 67 anos, pesando a partir de 50 quilos. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h45min e das 13h às 15h. O Núcleo de Hemoterapia de Resende funciona em prédio anexo ao Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Grégori, situado a Avenida Marcílio Dias, nº 800, bairro Jardim Jalisco.
As doações podem ser agendadas também pelo telefone (24) 3381-4834. O voluntário precisa apresentar documento de identidade com foto e informar na entrevista de triagem sua rotina alimentar, as condições de saúde e, por ventura, o uso de medicamentos. Somente após a triagem o voluntário é encaminhado ou não à doação.
Palavras chaves: Hemonúcleo