28/01/2022

SERVIDORES DA PREFEITURA DE RESENDE RECEBEM SALÁRIO DE JANEIRO COM 12% DE AUMENTO

Reajuste salarial será de, no mínimo, 33% ao longo de três anos, com início em janeiro de 2022

Crédito: Arquivo PMR - Gleisiane Carvalho

Os servidores públicos municipais de Resende receberão o salário referente a esse mês de janeiro com o aumento de 12% . O reajuste salarial, que será de, no mínimo, 33% ao longo de três anos, com início em janeiro de 2022, foi anunciado pela atual gestão da Prefeitura de Resende, no dia 21 de dezembro do ano passado. Além do aumento para todos os servidores municipais, o governo adequou o vencimento-base dos servidores públicos, que estavam ganhando abaixo do valor do salário-mínimo por causa dos reajustes federais nos últimos dois anos, ao piso nacional. Neste caso, são 2.396 servidores que serão beneficiados com a adequação ao mínimo e, em cima do valor atualizado, será aplicado o reajuste de 12%.

Os projetos de lei 001/2022, que dispõe sobre a adequação do vencimento-base dos servidores ao salário-mínimo nacional em vigor, e 002/2022, que dispõe sobre o reajuste nos vencimentos dos servidores públicos do município de Resende, foram aprovados por unanimidade na sessão extraordinária desta quinta-feira, dia 27 de janeiro, no Plenário da Câmara Municipal de Resende.

Vale destacar que o primeiro pagamento será realizado em janeiro, com bastante antecedência em relação à data-base convencionada para os aumentos e reajustes em 1º de maio. O maior aumento anunciado e registrado até então havia sido de 7%, em 2014.

A decisão da Administração Municipal foi tomada depois de uma série de reuniões com o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Resende, visando debater melhorias salariais para os servidores. Outra melhoria anunciada em dezembro passado foi a volta da possibilidade da venda de 10 dias de férias por ano.

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, destacou a importância do aumento salarial neste momento de pandemia da Covid-19, lembrando que faz jus aos direitos garantidos a todo trabalhador, além de valorizar o exercício de suas tarefas essenciais ao município.

— Com este reajuste, a atual gestão garante mais dois anos de melhorias salariais, chegando a 33% de acréscimos, no mínimo. O aumento salarial já estava previsto para acontecer na folha de pagamento dos nossos servidores antes da pandemia, contudo, teve que ser adiado em razão da Lei Complementar 173/2020 do Governo Federal, que proibiu o aumento de funcionários públicos durante a pandemia do novo coronavírus. A lei foi prorrogada até dezembro de 2021. Este reajuste, que será de forma antecipada em janeiro de 2022, foi estudado com responsabilidade e dentro das possibilidades do município, sem precipitações em um contexto saudável financeiramente para os cofres públicos. É importante ressaltar que os servidores com salário-base abaixo do mínimo, em razão dos reajustes do piso nacional nos últimos dois anos, terão seus salários adequados ao salário-mínimo federal e, em cima desse valor, receberão os 12% de aumento. No total, são 2.396 funcionários nesse grupo. Vale dizer que o atual governo tem o menor número de cargos comissionados e realizou a maior contratação de servidores públicos da história de Resende: mais de 2 mil servidores em quatro anos. Caso seja possível, o reajuste para os próximos dois anos pode ser maior do que estimado até agora. Sabemos da importância do servidor público para fazer a engrenagem girar e temos que valorizá-lo, mas precisamos fazer isso de forma responsável. É importante ressaltar que há previsão para um novo concurso este ano – reforçou o prefeito.

No primeiro ano de mandato, diversos contratos foram revistos, cortados ou refeitos, priorizando a economia e a austeridade para a retomada do crescimento de Resende. O resultado foi notável por meio de dívidas milionárias pagas, contas em dia e retomada da capacidade de investimento no município, em decorrência da economia gerada aos cofres públicos. “O reajuste também é reflexo de medidas adotadas no primeiro mandato, que colocaram Resende em um novo patamar em todos os aspectos. Uma cidade bem cuidada, que oferece boa infraestrutura na Saúde e na Educação, entre outros avanços, atrai novos negócios, oportunidades e empreendimentos para a região. Este trabalho é mérito de todos os servidores que atuaram com seriedade e comprometimento nesta missão; juntos, os serviços são prestados com qualidade e atenção a cada munícipe”, frisa o prefeito.

Palavras chaves: Salário, Aumento, Reajuste, Servidores Públicos Municipais