08/03/2010

Nilma Barros receberá honraria na Assembléia Legislativa

Servidora da Prefeitura é premiada pelo trabalho a favor das mulheres

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A psicóloga e servidora pública da Prefeitura de Resende, Nilma Soares Barros, será uma das dez personalidades femininas homenageadas com o diploma Mulher-Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro. O prêmio é concedido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da ALERJ (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), às mulheres que, dentro do território fluminense, tenham contribuído com o trabalho em defesa dos direitos das mulheres. A Sessão Solene acontece nesta sexta-feira, dia 12 de março, às 10 horas, no Plenário da ALERJ, no Centro do Rio. Nilma Barros entrou no funcionalismo municipal aprovada no concurso público realizado em 1997. A vaga na qual foi aprovada era justamente para trabalhar na implantação, no município de Resende, de uma coordenadoria que desenvolvesse as políticas voltadas para a proteção à mulher. Assim surgiu o NIAM (Núcleo de Atendimento a Mulher). Na coordenadoria, a psicóloga trabalhou em dois períodos: de 1997 a 2004 e de 2006 a 2008. - Naquele momento, o Município já entendia que o Poder Público precisava ter um papel mais ativo na questão da violência contra a mulher, ou seja, uma coordenadoria onde as mulheres vítimas de violência pudessem se sentir amparadas com o trabalho psicológico e o resgate da auto-estima – explica a psicóloga. Em Resende, como conquistas na política de proteção à mulher, Nilma destaca a aquisição da sede onde hoje funciona o NIAM, localizado na Rua Pandiá Calógeras, no bairro Jardim Jalisco. Outras conquistas, segundo ela, foram a aprovação da lei que cria a Coordenadoria da Mulher, a formação de grupos de mulheres nas comunidades e a realização de campanhas desenvolvidas com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a questão da violência de gênero (foto). - Para o Município de Resende, esta homenagem é uma grande vitória, porque eleva o nome da cidade como referência nas políticas de proteção à mulher. Para mim, pessoalmente é motivo de orgulho receber este prêmio. Trata-se do reconhecimento de um trabalho desenvolvido e que vem sensibilizando a sociedade – declara Nilma. Além das dez personalidades femininas, a solenidade promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da ALERJ contemplará este ano, em caráter especial, a ministra Nilcéa Freire, em reconhecimento ao trabalho relevante desenvolvido por ela à frente da Secretaria Especial de Política para as Mulheres. Criado através de uma lei de autoria da deputada Inês Pandeló (PT), o diploma Mulher Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro representa uma homenagem à educadora Leolinda Daltro, natural da Bahia, que trabalhou com grupos indígenas em Goiás. Precursora do movimento feminista no Brasil, fundou, em dezembro de 1910, no Rio de Janeiro, o Partido Republicano Feminino, depois que a Justiça negou seu pedido de alistamento eleitoral. Também foi a responsável pela mobilização, em novembro de 1917, que reuniu quase cem mulheres, em marcha pelas ruas do Rio de Janeiro pelo direito ao voto. A rebeldia de Leolinda e de suas companheiras chamou a atenção da imprensa, provocou polêmica e deu visibilidade à condição feminina no Brasil. Ela foi a primeira feminista candidata às eleições municipais, no ano de 1919.
Palavras chaves: RECONHECIMENTO