11/04/2012

Serviço Terapêutico para pacientes psiquiátricos começa a funcionar este mês no Município

Equipe será formada por sete profissionais

Serviço Terapêutico para pacientes psiquiátricos  começa a funcionar este mês no Município

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

Com o objetivo de apresentar o Serviço Residencial Terapêutico, a Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quinta-feira, dia 12 de abril, o Fórum Intersetorial de Saúde Mental, que acontece de 8h30m ao meio-dia, no auditório da Universidade Estácio de Sá (Jardim Brasília). O evento contará com as presenças do prefeito José Rechuan (PP) e do secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, além de profissionais da rede de saúde do Município.

A programação prevê uma palestra da coordenadora das Residências Terapêuticas de Volta Redonda, Severina Oliveira. Ela vai ressaltar o trabalho promovido entre estas unidades de atendimento e a rede pública de assistência aos pacientes de saúde mental. Já a coordenadora do projeto em Resende, Milene Santiago, fará uma apresentação sobre a implantação do serviço no município, que vai funcionar no bairro Itapuca. Por meio dos serviços disponibilizados pela nova unidade, os pacientes participarão de atividades específicas.

Segundo a diretora do Programa de Saúde Mental da Prefeitura, Ângela Monteiro (foto), a Residência Terapêutica é uma casa onde serão atendidos pacientes da cidade internados em hospitais psiquiátricos do Estado do Rio de Janeiro. A inauguração da unidade acontecerá no dia 24 de abril, às 15 horas. O processo aberto pela Prefeitura visando à contratação dos profissionais já foi iniciado. Farão parte da equipe cinco cuidadores de saúde mental e dois técnicos de enfermagem. Inicialmente, oito pacientes vão ser atendidos pela instituição no Município.

- A localização dos hospitais em outras cidades, nos quais os pacientes de Resende ficam internados, pode provocar o distanciamento dos pacientes das suas famílias, mas com a inauguração da Residência Terapêutica em nosso município, eles passarão a ser assistidos pela rede municipal de saúde, principalmente no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) - declarou Ângela Monteiro, acrescentando que os pacientes vão morar na Residência Terapêutica e terão o acompanhamento 24 horas por dia dos cuidadores da unidade -  explicou a diretora.

O Programa de Saúde Mental da Prefeitura de Resende é formado por três centros de atenção psicossocial. São eles: CAPS Casa Aberta (responsável pelo atendimento de pacientes adultos com transtorno mental), CAPSad (adultos dependentes de álcool e outras drogas) e CAPSi (crianças e adolescentes com transtorno mental ou que sofrem pelo uso de álcool e drogas). As três entidades se localizam nos seguintes endereços: Avenida General Affonseca 1793 - Vila Julieta (Casa Aberta), Rua Madre Angélica 28 - Jardim Brasília (CAPSad) e Rua Pandiá Calógeras 205 (Jardim Jalisco).

Palavras chaves: ATENDIMENTO 24 HORAS