01/03/2011
    Serviço de prevenção é realizado no Rio Sesmarias
    Trabalho tem como objetivo diminuir riscos de transtornos na época das chuvas
    
    
         
                Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
             
            Com o objetivo de diminuir os riscos de transtornos provocados no Rio Sesmarias durante a época de chuvas, a Prefeitura continua realizando a retirada de areia na foz deste manancial com o Rio Paraíba do Sul, próximo à agência do INSS, no Centro.
        A realização do trabalho – que foi autorizada pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente), através da licença número 15.515 – vem sendo feita no Município por meio da AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende). 
 Uma balsa começou a percorrer toda semana a faixa direita do Paraíba para executar o serviço (foto), cuja licença liberada pelo INEA vale por quatro anos. 
 O presidente da AMAR, Paulo José Fontanezzi, explica que a retirada de areia na área onde os dois mananciais se encontram visa melhorar o fluxo da água no Sesmarias. 
 Em março e dezembro do ano passado, este rio transbordou duas vezes devido à trombas d´água no município paulista de São José do Barreiro.
  Devido à ocorrência destes dois episódios de inundação, vários transtornos foram causados aos moradores do Parque Ipiranga, Jardim Brasília e Chácara do Tácito, bairros de Resende localizados às margens do Rio.  
         - A Prefeitura vem fazendo todos os esforços possíveis para reduzir os riscos de transtornos causados por prováveis inundações no Rio Sesmarias. A utilização desta balsa é mais uma das ações colocadas em prática pelo Município neste sentido. Devemos lembrar que os dois transbordamentos ocorridos no Sesmarias foram provenientes de temporais em uma outra cidade. A Prefeitura de Resende, no entanto, agiu rapidamente, prestando toda a assistência necessária às famílias afetadas – recordou o presidente da AMAR.
 Já o prefeito José Rechuan (DEM) reafirmou que a administração municipal espera para as próximas semanas a liberação de R$ 5 milhões em recursos federais destinados às obras de desassoreamento do rio, no trecho que corta Resende.
  Recentemente, ele esteve em Brasília, onde solicitou o apoio de parlamentares da bancada fluminense no Congresso Nacional e de dirigentes de ministérios da União visando agilizar o depósito da verba já aprovada na conta da Prefeitura.
        - A partir da chegada dos recursos, vamos adotar os procedimentos necessários para iniciar estes serviços o mais rápido possível – disse Rechuan, lembrando que, no ano passado, a Prefeitura recuperou com recursos próprios as duas pontes sobre o Rio Sesmarias danificadas pelos transbordamentos do manancial, uma delas localizada perto do INSS e a outra nas proximidades da esquina das avenidas Saturnino Braga e João Ferreira Pinto. 
    	
	 	
    
        
                    Palavras chaves: MEIO AMBIENTE