28/11/2011
Serviço de internet pública chegará a mais três bairros
Cerca de cem computadores podem acionar a rede de forma simultânea
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR
A Prefeitura de Resende, através do Departamento de Gestão de Tecnologia e Informação, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, está finalizando o projeto para ampliação do projeto de rede sem fio no Município, hoje em funcionamento no Parque das Águas (Jardim Jalisco)- foto. A proposta é que sejam instalados quatros novos pontos em áreas públicas dos bairros Campos Elíseos, Paraíso e Cidade Alegria. A ação deve ser colocada em prática nos primeiros meses de 2012.
De acordo com o secretário municipal de Administração, Rafael Fonseca, o planejamento pretende aumentar as áreas de cobertura, beneficiando com isso um número maior de cidadãos. Além disso, a implantação no Parque das Águas demonstrou a importância de disponibilizar o serviço numa área pública, como forma de democratizar as tecnologias.
- Temos registros de alunos utilizando a rede sem fio para a realização de trabalhos escolares. Foi a constatação de que nosso objetivo está sendo atingindo - afirma o secretário, ressaltando que o ponto da rede sem fio está instalado junto à câmera de monitoramento, garantido assim a segurança dos equipamentos utilizados pelo público.
O acesso a rede sem fio no Parque das Águas foi implantado pela administração do prefeito José Rechuan (PP) em agosto de 2011. Todo o projeto foi desenvolvido e executado por funcionários da Prefeitura. No local, são disponibilizadas duas redes de 2 MB de velocidade de internet. Cerca de 100 computadores podem acessar a internet com qualidade simultaneamente. Este ponto tem uma cobertura de aproximadamente três quilômetros sem barreiras. Não são permitidos acessos a sites impróprios, como por exemplo, os relacionados à pornografia e violência
De acordo com o diretor de Informática da Secretaria de Administração, Sérgio de Carvalho da Silva, para atender a demanda no Parque das Águas foram instalados 20 novos pontos de energia elétrica, o que permite aos usuários recarregar seus notebooks e aparelhos de celular no local. A estrutura foi disponibilizada com o objetivo de atender os moradores, principalmente os estudantes, que estão frequentando o Parque para realização de pesquisas e trabalhos escolares.
Na semana passada, a estudante do curso de técnica em enfermagem do SENAC, Patrícia Pires Fagundes, realizava uma pesquisa no Parque das Águas. Ela disse ter aprovado o novo serviço implantado pela Prefeitura, pois entende que "o sistema ajuda a democratizar ainda mais o acesso da população à internet".
Palavras chaves: Inclusão Digital