Esporte e Lazer

Serviço tem plantão 24 horas pelo telefone 9280-0183

Serviço de Abordagem Social realiza 287 atendimentos em três meses

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, apresentou nesta semana o primeiro balanço dos atendimentos prestados pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). Os atendimentos do serviço, que tem como objetivo a busca ativa de pessoas que não são assistidas pelas políticas públicas socioassistenciais, chegaram a 287 desde maio.

- Em apenas três meses, nossa equipe, formada por assistentes sociais, psicólogos e agentes sociais, vem obtendo resultados satisfatórios no atendimento e encaminhamento de pessoas em situação de rua - comenta o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Alfredo de Oliveira.

De acordo com o relatório, em maio foram realizados 32 atendimentos; em junho, 103; e até o dia 23 de julho, 152. Conforme explica a gerente do SEAS, Alana de Paula Machado, através do serviço, os moradores foram encaminhados também para diversos serviços oferecidos pela Prefeitura, como o Centro de População de Rua, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Atenção Psicossial em Álcool e Drogas (CAPS-AD), Defensoria Pública, Programas da Secretaria de Saúde, Sistema Nacional de Emprego (SINE), dentre outros.

- Na abordagem social, tentamos entender porque essas pessoas estão nas ruas e buscamos atender suas necessidades, como acesso aos serviços de saúde e de assistência social, encaminhamento ao SINE para aqueles que desejam encontrar um emprego para sair das ruas, encaminhamento aos órgãos competentes para aqueles que não possuem documentos, ou aos serviços de atendimento a usuários de álcool e drogas - destaca Alana.

O atendimento não é prestado somente a moradores de ruas, mas a qualquer pessoa que esteja utilizando as ruas como moradia ou meio de sobrevivência: migrantes, pessoas de outras cidades que pedem esmola em Resende, crianças em situação de rua ou que estejam trabalhando nas ruas. Contatos com o Serviço Especializado em Abordagem Social podem ser feitos através do telefone 3360-9939 e ainda pelo celular 9280-0183 (plantão 24 horas).

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL