Indústria e Comércio

23/05/2014

Serrinha do Alambari teve pórtico todo reformado

Localidade deve receber ainda outras melhorias, como demarcação da área de conservação ambiental

Serrinha do Alambari teve pórtico todo reformado

Crédito: Antônio Leão - SMTE/PMR

A Prefeitura, através da Agência do Meio Ambiente (AMAR) e das Secretarias de Obras e de Turismo, em parceria com a Associação Moradores da Serrinha do Alambari, realizou a reforma do Pórtico de entrada da Área de Proteção Ambiental da Serrinha do Alambari, que também deverá receber novos projetos, como a demarcação de toda área de conservação ambiental municipal.

No local, foram realizados reparos no telhado e em parte do forro, que estavam comprometidos após o rompimento de uma das vigas de sustentação, e ainda, a pintura do interior e exterior do prédio. De acordo com o secretário de Turismo e Eventos, Antônio Leão, outras melhorias neste pórtico poderão ser realizadas com os recursos provenientes de compensação ambiental.

Ainda na APA da Serrinha do Alambari, estão previstas novas ações, como o projeto da AMAR que prevê a demarcação de toda unidade de conservação municipal.

- Esta demarcação é fundamental para que a APA da Serrinha possa ser inscrita do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação, o que a habilitará para receber recursos que são destinados exclusivamente para unidades de conservação reconhecidas como pertencentes ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - explica o secretário Leão.

A APA da Serrinha do Alambari foi criada há 20 anos, pela Lei Municipal nº 1726/1991, e seu território fica no Município de Resende, na encosta leste do Parque Nacional do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, protegendo a parte alta das microbacias dos rios Alambari e Pirapitinga.

Palavras chaves: TURISMO