15/07/2011

Seminário em Resende destaca importância da agropecuária para a economia

Produção anual de leite será ampliada em quatro anos

Seminário em Resende destaca importância da agropecuária para a economia

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Conhecer as novas técnicas de manejo existentes no mercado e ficar atento aos programas de incentivo representam dois procedimentos fundamentais para o fortalecimento da produção leiteira na região Sul Fluminense. Esta é a opinião dos secretários municipais Miguel Dias (Agricultura e Pecuária) e José Antônio de Carvalho Pinto (Governo), que participaram esta semana, no teatro da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), do IX Rio Leite Sul (foto). Realizado através de uma parceria entre o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, a EMATER –RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) e a EMBRAPA Gado de Leite (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o evento teve o apoio da Prefeitura. Entre as autoridades que participaram do seminário estiveram também o secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, o vereador Gilmar Moreira (DEM), presidente do Sindicato Rural do Município; o prefeito de Quatis, José Laerte (PMDB); e os presidentes Justino Antônio da Silva (EMATER-RJ) e Paulino José Melo Andrade (EMBRAPA Gado Leite). O Rio Leite Sul foi o primeiro de uma série de cinco seminários programados para este ano com o objetivo de debater a importância da pecuária leiteira para a economia fluminense. Os próximos encontros vão acontecer nas cidades de Guapimirim (Rio Leite Centro); São Sebastião do Alto (Rio Sul Leite Serrana); Santo Antônio de Pádua (Rio Leite Noroeste) e Cardoso Moreira (Rio Leite Norte). Christino Áureo destacou que as medidas de incentivo implantadas pelo atual governo do Estado do Rio de Janeiro visam ampliar a produção leiteira anual dos atuais 600 milhões de litros para um bilhão de litros até 2015. No seu entendimento, “eventos como o Rio Leite proporcionam a oportunidade de reflexão a respeito da importância de se traçar metas em conjunto com os municípios e segmentos organizados da sociedade no sentido de fortalecer a economia leiteira do Estado do Rio de Janeiro”. - O Rio Leite é uma atividade copiada nacionalmente como referência para orientar os produtores leiteiros de outros estados e aumentar sua produção. Hoje temos no território fluminense uma política agropecuária e um conjunto de programas de incentivo ao meio rural. São marcas que avançam como política de estado – disse o secretário. O seminário foi dividido em cinco painéis, que ressaltaram temas como a importância da reprodução dos bovinos, os casos de sucesso na Pecuária do Leite, o uso intensivo de pastagens, o Programa de Monitoria da Qualidade do Leite e o Manejo Sanitário do Rebanho. O presidente do Sindicato Rural de Resende, vereador Gilmar Moreira, lembrou que o governo municipal “tem se empenhado na melhoria da vida dos produtores rurais”. Ele destacou medidas como o acesso facilitado dos produtores aos programas oferecidos pelo Estado, como o Rio Genética, e a chegada da patrulha mecanizada ao Município, “que trouxe um auxílio fundamental ao trabalho de manutenção e conservação das estradas rurais”. A oportunidade para a troca de experiências e o conhecimento de novas tecnologias foram dois resultados positivos do seminário em Resende apontados pelo secretário Miguel Dias. Ele salienta que a região Sul Fluminense tem um lugar de destaque no abastecimento leiteiro de todo o estado. - O evento é uma forma de atualizar nossos produtores para que melhorem o manejo do seu gado. Todos precisam estar informados com o que há de mais moderno no setor visando o fortalecimento da economia leiteira – afirmou Dias.
Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO