18/11/2009

Seminário em Resende debate circulação do Trem Bala

Rechuan e secretário estadual de Transportes participarão do evento

Seminário em Resende debate circulação do Trem Bala

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Superintendência de Logística da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), com apoio da Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, promove nesta quinta-feira, dia 19, no plenário da Câmara Municipal de Resende, às 14 horas, um seminário onde será discutido o projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV), também conhecido como Trem Bala. Na ocasião, haverá uma palestra com o superintendente executivo da ANTT, Hélio de Moura França, que fará a apresentação dos locais de parada, linhas que serão operacionalizadas e a viabilidade de implantação de linhas opcionais na região. O evento contará com as presenças do prefeito José Rechuan (DEM) - foto, do secretário e subsecretário de Estado de Transporte, Julio Lopes e Delmo Pinho, respectivamente. O Trem de Alta Velocidade ligará as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, sendo o inicio das operações previsto para 2014, quando o Brasil sediará a Copa do Mundo de Futebol. Com um investimento do governo federal de cerca de R$ 35 bilhões, o projeto de construção do TAV inclui opções de parada em Resende e Barra Mansa, ficando por conta da empresa que ganhar a licitação para construção e administração do sistema (TAV) a escolha do local da possível estação de parada no Sul Fluminense. Esta informação foi obtida pelo prefeito Rechuan no final do mês de agosto, quando esteve reunido com o Presidente da ANTT, Bernardo Figueiredo. – O que precisamos fazer agora é prepararmos a cidade para ‘receber o trem’ porque temos a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), que representa uma grande vantagem em relação à segurança estratégica desta parada; a maior quantidade de planície do Sul do Estado; o maior aeroporto da Região; fazemos divisas com Minas Gerais e São Paulo; e possuímos um enorme potencial de crescimento. Enfim, a condição de Resende é ótima para que seja escolhida como o local de uma das estações do trem-bala – argumenta Rechuan. No começo de setembro, o prefeito também defendeu a parada do TAV em Resende, durante uma Audiência Pública realizada pela Câmara de Municipal, com objetivo de solicitar informações da Secretaria de Estado de Transporte do Estado do Rio de Janeiro sobre a definição do local da Estação do TAV no Sul Fluminense. Na ocasião, o Sub-Secretario Estadual de Transportes, Delmo Pinho, apresentou os resultados de uma pesquisa realizada pelo Governo do Estado, encaminhada ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), que inclui a cidade de Resende como uma das paradas alternativas do TAV, além da cidade de Barra Mansa.
Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO