Resende

13° Min26º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

23/08/2013

Seminário discute articulação entre municípios, para atender crianças e adolescentes

Iniciativa discutiu acolhimento, pela primeira vez no Sul do Estado

Seminário discute articulação entre municípios, para atender crianças e adolescentes

Crédito: ACOM/PMR

Durante abertura do primeiro Seminário de Políticas de Acolhimento do Sul Fluminense, na manhã desta sexta-feira (23), o prefeito José Rechuan destacou a importância da "união entre os municípios da região, para a troca de experiências e melhoria na qualidade do atendimento à crianças e adolescentes". O seminário, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende (CONFIAR), aconteceu no salão da Casa da Amizade, no Centro.

- É preciso avançar com as políticas públicas de atendimento à crianças e adolescentes para dentro de instituições como hospitais e escolas. E só pelo fato de reunirmos aqui todos estes municípios para discutirmos, o tema já é uma grande vitória para nossa região - destacou o prefeito.

O evento contou com a presença da primeira-dama do Município, Ana Paula Rechuan; do secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Alfredo de Oliveira; da juíza da 2ª Vara da Família, da Infância, da Juventude e do Idoso, Camila Novaes Lopes; do Promotor de Justiça da Família, da Infância e da Juventude, Afonso Henrique Pereira; da presidente do CONFIAR, Maria Virgínia de Mello Soares da Rocha; da representante do Conselho Municipal do Direito das Crianças e Adolescentes de Resende (CMDCA), Talita Maia, e da representante do Conselho Tutelar de Resende, Wanderléia Tavares. 

O primeiro Seminário de Políticas de Acolhimento do Sul Fluminense teve como proposta estimular a abertura de diálogo entre os serviços do sul do Estado, visando implantar ações direcionadas à crianças e adolescentes que necessitam de acolhimento. O encontro reuniu os municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Volta Redonda, Quatis e Angra dos Reis.

Para o secretário Alfredo de Oliveira, o público-alvo precisa ser bem atendido quando procura atendimento junto ao Poder Publico. Para ele, ter uma rede bem assistida em infraestrutura humana e física é de suma importância para enfrentar os desafios do futuro. "Por isso é fundamental esta articulação entre os municípios para que tenhamos êxito neste trabalho - afirmou Oliveira.    

Após a abertura oficial, aconteceu a palestra da diretora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI), Irene Rizzini, que falou sobre o tema "Dos Orfanatos aos Programas de Acolhimento Institucional: trajetória do cuidado institucional com  crianças e adolescentes". A programação do evento contou ainda com as palestras da juíza Camila Novaes, sobre "O papel do judiciário e do Ministério Público no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente"; da psicóloga Valéria Brahim, sobre "Implantação do Programa Família Acolhedora: relato de experiência" e encerrou com a palestra "Cuidando dos Cuidadores", com o psicólogo e educador Bruno Marcato.

Palavras chaves: Seminário
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados