04/07/2011
Seminário debate implantação da Cidade Digital
Encontro será realizado no cinema da AMAN
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
Acontece nesta sexta-feira, dia 08 de julho, das 14 horas às 17h30m, no cinema da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), o I Seminário Municipal Sobre Cidade Digital, realizado pela Secretaria Municipal de Administração, através do Departamento de Gestão de Tecnologia e Informação.
O evento tem entrada franca, e está aberto a universitários, estudantes, empresários, comerciantes e moradores.
De acordo com o diretor de Informática da Prefeitura de Resende, Sérgio de Carvalho da Silva, durante o seminário serão apresentados projetos que já estão em andamento no Município, como por exemplo, as câmeras de monitoramento, que hoje se encontram instaladas em 20 diferentes pontos da cidade, incluindo a sala de controle no Centro Administrativo da Beira-Rio, contribuindo com as ações de prevenção na área da segurança pública. Na foto, a câmera instalada próximo ao novo Terminal Rodoviário do Centro da cidade.
Este sistema de monitoramento é coordenado pela Superintendência Municipal de Ordem Pública.
- Vamos mostrar que já iniciamos nosso projeto de transformar Resende em uma cidade digital, e ainda, estaremos divulgando informações sobre outros projetos em andamento neste sentido – comentou Sérgio.
O seminário será também uma forma de demonstrar que um projeto de Cidade Digital é possível ser implantado em qualquer Município.
Segundo o diretor de informática da Prefeitura, “as oportunidades estão disponíveis e podem ser adaptadas para a realidade econômica e tecnológica de cada município”.
Ele destacou o comprometimento da administração do prefeito José Rechuan (DEM) com a proposta de ampliar as ações voltadas à inclusão social e digital da população de Resende.
Sérgio adiantou ainda que está em andamento na Prefeitura, e também será destacado durante o seminário, um projeto que poderá transmitir internet através de rede sem fio nos 20 pontos onde se encontram as câmeras do sistema de monitoramento.
Este projeto possibilita colocar internet num raio de três quilômetros da câmera.
- Nossa tecnologia de infraestrutura, que é a Alvarion, permite essa expansão, cuja implantação está sendo estudada – concluiu Sérgio.
Saiba a programação oficial do I Seminário Municipal Sobre Cidade Digital:
* 13h30m – Credenciamento
* 14 horas – Abertura e apresentação do tema “Resende: Uma cidade monitorada por câmeras”.
* 14h30m – Aplicação de tecnologia para gestão de cidades utilizando o Google Earth – com Fábio Carneiro, representante da empresa INEPT.
* 15h10m – A aplicação da tecnologia Wireless como base de infraestrutura de telecomunicação para gestão nas áreas de saúde, educação e administração – com Bernardo Chauneis, representante da Alvarion.
* 16h10m – Aplicação de tecnologia de eficiência energética para redução de consumo de energia nas cidades – com André Cardoso, especialista em telecomunicações.
* 16h50m – Aplicação de tecnologia para controle de trânsito, segurança e ordem pública – com André Cardoso, especialista em telecomunicações.
Palavras chaves: INCLUSÃO