18/08/2010

Semana para Pessoas com Deficiência é promovida pela Prefeitura

Até o final do mês, diversas atividades vão ser realizadas

Semana para Pessoas com Deficiência é promovida pela Prefeitura

Crédito: Clóvis Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, promove de sábado, dia 21 de agosto, ao dia 27 de agosto, sexta-feira da semana seguinte, a Semana Educacional da Pessoa com Deficiência. O evento, que acontecerá em diferentes locais, terá palestras voltadas para profissionais da educação, pais e responsáveis por alunos da rede municipal portadores de deficiência, além de apresentações de corais de escolas públicas e atividades de esporte e lazer. Segundo a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, o evento tem como objetivo estimular o debate sobre a importância da inclusão social para este segmento da população. - A inclusão da pessoa com deficiência é uma das prioridades da administração do prefeito José Rechuan (DEM). Uma das demonstrações concretas neste sentido foi o lançamento do Programa Gente Eficiente, ocorrido em maio deste ano (foto), que tem como objetivo oferecer atividades esportivas nas modalidades de atletismo, basquete, vôlei, futebol, atletismo, dança e natação aos cidadãos portadores de necessidades especiais – declarou a secretária. Confira a programação da Semana Educacional da Pessoal com Deficiência: * Dia 21 de agosto, sábado, às 8h30m, na AEDB (Associação Educacional Dom Bosco): cerimônia de abertura, com apresentação do coral da Escola Municipal de Educação Especial Rompendo o Silêncio; e palestra a respeito do tema “A importância da LIBRAS na educação das pessoas surdas”. A palestra será proferida pela professora Emeli Marques Costa Leite, mestra em Educação, e professor Alex Curione; * Dia 23 de agosto, segunda-feira, às 18h30m, na AEDB: Palestra sobre “Acessibilidade”, com o arquiteto Wellington Kneip, secretário municipal de Urbanismo e Arquitetura, e Rodrigo Franciuli, psicólogo da AVAPE; * Dia 24 de agosto, terça-feira, às 18h30m, na quadra da Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria) – Apresentação do coral da AVAPE; e palestra “Como transformar o erro em acerto? – estratégias de intervenção para otimizar o conhecimento dos nossos alunos”, com Jaime Zorzi, fonoaudiólogo especializado em distúrbios da comunicação; * Dia 25 de agosto, às 9 horas, na escola Rompendo o Silêncio: Apresentação do coral desta unidade escolar; palestra “Inclusão: mais do que um desafio escolar, um desafio social”, ministrada por Jairo de Paula, membro da Academia Brasileira de Letras; * Dia 26 de agosto, às 13 horas, no Parque Tobogã – Atividades de esporte e lazer com crianças e adolescentes portadores de deficiência, com a participação dos seus responsáveis; * Dia 27 de agosto, às 14 horas, na ACIAR (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Resende) – Palestra sobre o tema “A importância da família no processo de desenvolvimento social das pessoas com deficiência”. A palestra será ministrada pela pedagoga empresarial Rosaly Azevedo.
Palavras chaves: INCLUSÃO SOCIAL