Superintendência de Transporte e Trânsito
17/09/2012
Semana Nacional do Trânsito terá atividades em Resende
Objetivo é conscientizar população a usar meios de transporte alternativos
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
A Prefeitura de Resende, por meio da DET (Divisão de Educação para o Trânsito), órgão vinculado à Superintendência de Transporte e Trânsito do Município, realiza na sexta-feira, dia 21, das 8h30 às 12 horas, em frente ao Parque das Águas, um evento em referência à Semana Nacional do Trânsito, oficialmente comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro.
Neste dia, a equipe da Educação para o Trânsito estará conscientizando a população sobre a importância do Dia Mundial Sem Carro, celebrado no dia 22 de setembro. Além disso, serão realizadas diversas ações educativas sobre o tema com os estudantes das escolas da rede municipal de ensino.
Também participarão do evento a Secretaria Municipal de Educação, AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), FUNRESP (Fundação Resende Esportes), Superintendência de Eventos, Polícia Rodoviária Federal, Concessionária Nova Dutra e a loja Cicle Dois Irmãos.
O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que tem como objetivo incentivar o uso de transportes alternativos, diminuindo dessa maneira os índices de poluição, reduzindo os riscos de acidentes e melhorando a qualidade de vida da população.
De acordo com a gerente de Projetos Educativos da DET, Claudia Regina Moraes, a evento visa propor à população um momento de conscientização e uma mudança de comportamento.
- Queremos incentivar a reflexão das pessoas para a utilização de outros meios de locomoção, alternativas que incentivem a diminuição no número de veículos nas ruas, pacificando o trânsito e reduzindo assim os índices de poluição e de acidentes - afirmou.
Dentre os tipos de transportes alternativos sugeridos estão a bicicleta, a caminhada, o transporte coletivo e a carona solidária.
- Além de diminuírem o numero de veículos nas ruas, os transportes alternativos trazem outros benefícios para as pessoas. A utilização de bicicletas e as caminhadas, por exemplo, permitem a prática de uma atividade física. A carona incentivada e o uso de transportes coletivos facilitam a socialização entre as pessoas - frisou Claudia.
Já os malefícios causados pelo uso de automóveis, segundo Claudia, são "inúmeros e evidentes": poluição atmosférica e sonora, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo em congestionamentos, riscos de acidentes, entre outros.
Palavras chaves: TRANSPORTE E TRÂNSITO