Resende

16° Min27º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública

Secretaria de Saúde

15/03/2019

SEMANA DO DIA D CONTRA O AEDES AEGYPT TERÁ NOVO MUTIRÃO E AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO

Bairros Paraíso, Cabral, Morro do Cruzeiro, Alambari e Castelo Branco serão contemplados

SEMANA DO DIA D CONTRA O AEDES AEGYPT TERÁ  NOVO MUTIRÃO E AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO

Crédito: Carina Rocha

 

Em Resende, os próximos dias serão de união e muito trabalho pelo combate ao Aedes Aegypt, o mosquito transmissor da Dengue. Durante os dias 16 e 17, sábado e domingo, um grande “Mutirão Contra a Dengue” será desenvolvido nos bairros Paraíso, Cabral, Morro do Cruzeiro, Alambari e Castelo Branco. A atenção é redobrada no sábado, que marca o Dia D de esforços contra a doença no município. Já nos dias 18, 19, 20 e 21, ações de sensibilização da população serão realizadas em pontos estratégicos da cidade.

De acordo com o Comitê de Combate à Dengue, frente criada com o objetivo de realizar o planejamento das ações voltadas para o combate da doença, no sábado, dia 17, as abordagens acontecem das 8h às 17h, no Cabral. Já no domingo, dia 18, é a vez da população do bairro Paraíso ser alertada, das 8h às 14h.
Além dos dois bairros, as equipes também passarão durante o final de semana por: Morro do Cruzeiro, Alambari e Castelo Branco. Ainda de acordo com o Comitê, a estimativa é que as equipes visitem cerca de 6 mil imóveis. Para que as visitas obtenham o rendimento e os resultados desejados, no entanto, é fundamental que a população abra as portas para os agentes.

Cruz Vermelha e AMAN entram na luta

A ação, que já conta com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, através da Superintendência de Atenção Básica e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, ganhará reforços importantes. Foram confirmadas as participações da Cruz Vermelha e da Academia Militar das Agulhas Negras na luta contra a dengue.

O mutirão deverá contar com cerca de 160 profissionais, além de uma frota de máquinas pesadas. Duas retroescavadeiras e oito caminhões serão utilizados na retirada dos materiais recolhidos dos quintais e das ruas. Além do maquinário oferecido pela Prefeitura, a AMAN contribuirá com a disponibilidade de outros dois caminhões.

O secretário Municipal de Saúde, Alexandre Vieira, mais uma vez reforça a importância a população abrir as portas para as equipes do mutirão para que todo o município seja beneficiado com a prevenção do mosquito transmissor da Dengue: “A Prefeitura está promovendo uma mobilização muito grande, são muitas pessoas empenhadas e combater a Dengue. A população mais uma vez precisa colaborar e permitir que as equipes façam seu trabalho”, reforçou o secretário.

Outra importante atividade desenvolvida durante o mutirão será a colocação de placas em terrenos baldios com os dizeres: "Proibido jogar lixo no terreno, sujeito a multa". 

A Secretaria de Municipal de Obras e Serviços Públicos é quem fica responsável pela realização do serviço. A medida visa evitar o acúmulo de entulhos e materiais que podem se transformar em reservatórios de água

Ações de sensibilização

A semana do Dia D contra a Dengue também contará com ações que visam sensibilizar a população e levar informação sobre os riscos de oferecer as condições para a proliferação do mosquito. Durante os dias 18 e 19, segunda e terça-feira, as equipes do Comitê ficarão no calçadão de Campos Elíseos, local com grande fluxo de pessoas. Já nos dias 20 e 21, quarta e quinta-feira, as equipes ficarão nos supermercados.
 

Palavras chaves: Mutirão; Dengue
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados