18/08/2015

Seminário sobre Empregabilidade e Acessibilidade abre programação

Semana da Pessoa com Deficiência terá como enfoque a inclusão social

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A programação da Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência, que acontece de 24 a 28 de agosto, será aberta com um Seminário de Empregabilidade e Acessibilidade. A intenção da Prefeitura é destacar a importância das iniciativas e mobilizar a sociedade sobre os direitos, mostrando que a pessoa com deficiência tem potencial para viver de forma independente e produtiva no convívio social.

A Semana da Pessoa com Deficiência é realizada por meio de uma ação integrada entre a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e Secretaria de Relações Comunitárias e Superintendência Municipal de Eventos e Integração.

Na segunda-feira, dia 24, o Seminário de abertura acontece a partir das 10h30, na Casa da Amizade, no Centro, e é aberto ao público. As palestras sobre Empregabilidade e Acessibilidade serão promovidas pela Coordenadoria de Políticas para Pessoa com Deficiência e pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

No mesmo dia será promovido ainda um baile de máscara para alunos, responsáveis e professores da educação especial de toda a rede. A confraternização será realizada na sede do Programa Gente Eficiente, no Parque Tobogã, no bairro Vila Julieta, das 17 às 21 horas.

Já na terça-feira, dia 25, durante todo o dia, as programações da Semana terão como foco as escolas. As unidades promoverão atividades variadas sobre a importância da inclusão, como palestras, apresentações culturais, dinâmicas inclusivas, entre outras.

O encontro com pais dos alunos especiais está marcado para quarta-feira, dia 26, das 8 às 12 horas, também na Casa da Amizade, com a equipe de profissionais do Centro Municipal de Atendimento ao Educando (CEMAE). Será um momento para reflexão e para ouvir sugestões dos pais.

- Desde a última edição do evento os pais dos alunos especiais estão tendo mais espaço para expor suas demandas em relação à inclusão. É um encontro somente para eles e que tem sido muito produtivo - destaca a coordenadora de Educação Especial da Rede Municipal, Terezinha Saloto.

Atividades culturais ocuparão a programação da Semana na quinta-feira, dia 27. Das 8 às 12 horas, no Parque Tobogã, acontecerá um show de talentos e uma manhã recreativa para os alunos com necessidades especiais. Eles participarão de apresentações como música, teatro, etc.

Encerrando a jornada, na sexta-feira, dia 28, a partir das 8 horas, na Casa da Amizade, os profissionais da Educação Especial participarão de um encontro, um momento de debate sobre as ações de inclusão no município. A ideia é discutir novas propostas para esse segmento educacional.

Nos últimos anos, a Prefeitura investiu em estrutura nas escolas para atender a Educação Especial. Hoje funcionam 34 Salas de Recursos com serviços no horário regular e no contraturno das aulas, voltados para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Nesses espaços os professores especializados identificam as necessidades educacionais especiais dos alunos e definem procedimentos didáticos e pedagógicos diferenciados. Os professores auxiliam ainda no ensino regular, dando suporte, prestando orientações e participando de planejamentos.

Palavras chaves: INCLUSÃO