Assistência Social e Direitos Humanos

28/08/2014

Semana da Pessoa com Deficiência segue até esta sexta-feira

Objetivo é destacar as iniciativas de acessibilidade e mobilizar a sociedade

Semana da Pessoa com Deficiência segue até esta sexta-feira

Crédito: Márcio Fabian/ACOM

A Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência segue até esta sexta-feira, dia 29 de agosto. Iniciado na última segunda-feira, dia 25, o evento, promovido pela Prefeitura de Resende, conta com palestras, seminários, atividades culturais, recreativas e educacionais. O objetivo é destacar as iniciativas de acessibilidade e mobilizar a sociedade em favor dos direitos desses cidadãos.

Nesta quinta-feira, dia 28, das 8 às 12 horas, a programação será o 3º Seminário de Acessibilidade, na Casa da Amizade. O tema “Desenho Universal é Cidadania” será debatido pela arquiteta Isabela Muller, pós-graduada em sociologia urbana. O evento é aberto ao público e neste mesmo dia as escolas promovem várias atividades internas.

Encerrando a Semana, na sexta-feira, dia 29, das 8 às 12 horas, na Casa da Amizade, acontecerá o Encontro com os Profissionais da Educação Especial. Na ocasião, os participantes realizarão uma reflexão da educação especial no âmbito municipal.

A abertura do evento, no dia 25, contou com a apresentação do humorista cego Geraldo Magela, no auditório do Colégio Salesiano. Na terça, dia 26, aconteceu o encontro com pais de alunos especiais, na sede da Casa da Amizade, com palestras com psicólogas do Centro Municipal de Atendimento ao Educando (CEMAE). Na quarta-feira, dia 27, foi a vez de apresentações de música e dança do Programa Gente Eficiente e alunos da rede municipal no Parque Tobogã.

Estrutura educacional

Atualmente, a Secretaria de Educação disponibiliza 32 salas de recursos, com serviços tanto no horário regular quanto no contra turno escolar. Nesses espaços o Atendimento Educacional Especializado (AEE) abrange crianças, adolescentes, jovens e adultos matriculados nas escolas municipais. Ele é realizado por professores especializados em educação especial, que identificam as necessidades educacionais especiais dos alunos, para definir procedimentos didáticos e pedagógicos diferenciados. Além disso, auxiliam os professores do ensino regular, dando suporte, prestando orientações e participando de planejamentos.

Palavras chaves: Deficiência