16/05/2011

Semana contra Abuso e Exploração de Menores é marcada em Resende com várias atividades

Iniciada nesta segunda-feira, programação vai até o próximo sábado, 21

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, programou para esta segunda-feira, dia 16, às 14 horas, a abertura das atividades pela Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A programação vai até o próximo sábado, dia 21.

O evento faz parte do trabalho realizado no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) - foto, que acompanha menores vítimas de abusos e explorações.

Durante toda a semana, a equipe e os alunos do PROJOVEM (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) vão distribuir materiais informativos em vários locais da cidade visando orientar a população sobre os crimes contra menores, os meios através dos quais estes delitos podem ser denunciados e o trabalho realizado pela Prefeitura com o objetivo de garantir a proteção dos direitos da criança e do adolescente no Município, além de acompanhar as vítimas.

O PROJOVEM é desenvolvido pela Prefeitura e o Governo Federal nos bairros Jardim Esperança, Toyota, Itapuca e Lavapés.

Todas as atividades realizadas esta semana vão lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), cujo surgimento ocorreu em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas reuniram-se na Bahia para o primeiro encontro de uma organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual.

A partir disso, a então deputada federal Rita Camata (PMDB), propôs um projeto de lei que estabelecesse o dia da morte de Aracelli Cabrera Sanches Crespo (criança brasileira assassinada violentamente em 18 de maio de 1973), como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

De acordo com a psicóloga Talita Maia, uma das coordenadoras da programação em Resende e profissional lotada no CREAS, nesta unidade estão registrados 85 supostos casos de abuso sexual. Ela explica que o caso de abuso sexual fica caracterizado quando uma criança é usada para proporcionar prazer a uma pessoa mais velha. O CREAS funciona em Campos Elíseos, na Rua Luiz Pistarini, próximo à passarela de acesso ao bairro Alambari.

Existem ainda no CREAS 33 casos classificados como suposta exploração sexual. Talita frisa a importância das denúncias contra estes crimes para diminuir o número de registros. A formalização da denúncia possibilita a apuração dos casos e contribui de forma direta à punição dos responsáveis.

Os casos chegam ao CREAS de forma espontânea ou são encaminhados pela Delegacia de Polícia, Conselho Tutelar ou pela II Vara de Infância, Família, Juventude e Idoso. Também já foram recebidos encaminhamentos de escolas e Organizações Não Governamentais.

- O importante é fazer com que, de alguma forma, esses casos cheguem ao conhecimento das autoridades públicas competentes. A população precisa tomar conhecimento de que a violência sexual existe, mas pode ser evitada. Esse é o principal objetivo dessa semana de atividades, que deve ser vista como um grande acontecimento de conscientização, informação, apoio e prevenção – ressaltou a psicóloga.

A pessoa que foi supostamente abusada ou explorada é atendida por toda rede municipal de saúde, tanto para acompanhamento psicológico, como na realização de exames, em casos mais graves.  O CREAS também oferece acompanhamento a toda família, proporcionando apoio, orientações e encaminhamentos. O atendimento pode ser feito de forma individual, em grupo, busca ativa (quando recebe o primeiro atendimento no CREAS, mas não comparece aos próximos agendamentos), visitas domiciliares e encaminhamento monitorado (quando a equipe encaminha e acompanha os casos).

Entre os profissionais envolvidos nesse trabalho estão psicólogo, assistente social, agente social, coordenação, profissionais da área de direito, administração, recepcionista, telefonista, auxiliar de serviços gerais e guarda municipal.

As denúncias podem ser feitas no Disque 100, serviço criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República ou no Conselho Tutelar de Resende, cujo telefone é 3360-9347. Os  profissionais do CREAS são capacitados para acolher e trabalhar menores encaminhados e seus familiares.

Confira a programação em Resende da Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, cujas principais ações vão ser a entrega de livros informativos e adesivos da campanha, além da afixação de cartazes em estabelecimentos, guichês e ônibus:

* Dia 16 – segunda-feira, às 14 horas – Equipe do CREAS na Rodoviária Velha.

* Dia 17 – terça-feira, às 14 horas, equipe do CREAS, Rodoshopping GRAAL.

* Dia 18 de maio – às 14 horas, equipe do CREAS e alunos do ProJovem, no calçadão de Campos Elíseos.

* Dia 19 de maio - quinta-feira, às 19 horas, equipe do CREAS, palestra no plenário da Câmara Municipal.

* Dia 20 de maio – sexta-feira, às 14 horas, equipe do CREAS e alunos do ProJovem, no Posto da Polícia Rodoviária Federal.

* Dia 21 de maio – sábado, às 10 horas - equipe do CREAS, no calçadão de Campos Elíseos.

Palavras chaves: CONSCIENTIZAÇÃO