20/12/2011

Segurança: Trabalho integrado habilita Resende a receber verbas federais

Unidade Comunitária da Guarda Municipal será instalada com verba do Ministério da Justiça

Segurança: Trabalho integrado habilita Resende a receber verbas federais

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Liderado pela Prefeitura de Resende, através da Superintendência de Ordem Pública e do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada do Município), o movimento que culminou na implantação do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da região do Médio Paraíba é considerado um dos resultados positivos alcançados em 2011 por meio do trabalho integrado entre as forças de segurança da cidade. Apenas duas cidades da região Sul Fluminense contam com a atuação de um GGIM: Resende e Barra Mansa. Este será um dos assuntos da pauta da reunião bimestral do GGIM de Resende, que acontece nesta quinta-feira, dia 22, às 15 horas, no gabinete do prefeito José Rechuan (PP). O Consórcio, cuja instalação oficial ocorreu durante uma cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal, é formado por 13 prefeituras da região. Segundo o titular da Superintendência de Ordem Pública, José Antônio dos Santos (foto), as ações integradas na área da segurança vêm sendo desenvolvidas desde o primeiro ano da administração do prefeito José Rechuan, que em janeiro de 2009 determinou a integração entre as forças de segurança, o poder público e a comunidade como uma das prioridades do governo municipal no setor. José Antônio destaca que, por meio desta integração, Resende voltou a ser habilitada a receber recursos do Governo Federal para investimentos no setor, via PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania). Desde 2003, o Município não recebia verbas da União para aplicar em projetos voltados à área de segurança. - A formação do Consórcio Intermunicipal foi fundamental para que isso acontecesse. Recentemente, por exemplo, o Ministério da Justiça autorizou a liberação de R$ 2,8 milhões aos municípios que fazem parte do Consórcio, o que será de fundamental importância no lançamento de novas políticas públicas no setor. Em Resende, a instalação de uma unidade comunitária da Guarda Municipal na Cidade Alegria vai acontecer com parte destes recursos – disse o superintendente. Entre as ações, realizadas em Resende na área de Ordem Pública, em 2011, José Antônio destacou as seguintes: sistema de monitoramento da cidade por câmeras de vigilância, Fórum Municipal Sobre Drogas, capacitação de polícia comunitária, palestra com oficiais do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar, ciclo de palestras nas comunidades sobre prevenção contra drogas em parceria com o Poder Judiciário e o Ministério Público e melhorias nas instalações da Guarda Municipal, cujos agentes passaram por cursos de capacitação. Além de Resende, fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública do Médio Paraíba, as prefeituras das cidades de Barra Mansa, Itatiaia, Quatis, Porto Real, Barra do Piraí, Rio das Flores, Piraí, Vassouras, Valença, Rio Claro, Volta Redonda e Pinheral.
Palavras chaves: SOMA DE ESFORÇOS