20/07/2012

Segurança Pública e Política Antidrogas são tema de reunião entre Prefeitura e autoridades

Ações integradas devem mostrar serviços oferecidos à população

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Para debater ações de prevenção às drogas em Resende, o Prefeito José Rechuan convocou na última quinta-feira, dia 19, uma reunião com representantes dos órgãos de segurança pública, do poder público do Município e do Judiciário. O encontro fez parte das ações do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada do Município), segmento ligado ao Plano Municipal de Ordem Pública.

Durante a reunião foram apresentadas propostas que englobam medidas preventivas, socioeducativas e alternativas, que serão realizadas numa ação conjunta entre os órgãos representados na reunião. As ações terão a participação direta de profissionais e técnicos do governo municipal especializados nesse tipo de atendimento.

Entre as propostas apresentadas pelas autoridades, a Prefeitura destacou a importância de oferecer qualificação profissional aos dependentes químicos, além do tratamento, como meio de ocupação e inserção dos mesmos no mercado de trabalho. A ideia é utilizar as ferramentas já disponibilizadas pela administração municipal e buscar novas parcerias para a realização de cursos que atendam as demandas dessas pessoas.

A Secretaria de Saúde apresentou também as linhas de atendimento disponíveis, que englobam o acompanhamento e tratamento dos dependentes, como o CAPS ad (Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e outras drogas).

- Queremos envolver neste trabalho a família dos usuários, disponibilizando e mostrando ações que a Prefeitura oferece e que muitas vezes são desconhecidas pela população. O governo municipal acredita que apenas a repressão não resolve o problema das drogas na cidade - ressalta o superintendente de Ordem Pública, Dalmo Ribeiro.

A reunião, que aconteceu no gabinete do prefeito, contou também com a presença do comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar, coronel Rogério Figueiredo; do delegado da 89ª Delegacia de Polícia, João Dias; do juiz da primeira Vara Civil de Resende, Marvin Ramos Rodrigues Moreira; dos secretários municipais Daniel Brito (Saúde) e Marly Ceccoline Cortona (Assistência Social), além do superintendente municipal de Ordem Pública.

Palavras chaves: DROGAS