Governo

20/03/2015

Segurança foi debatida durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada

Um dos projetos é a instalação de mais câmeras de segurança

Segurança foi debatida durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A primeira reunião do ano do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública foi realizada nesta semana, na sede da Prefeitura. No encontro foram apresentadas as novidades para a Central de Monitoramento do Município e também os dados estatísticos da Segurança Pública na cidade. O encontro contou com a participação do prefeito José Rechuan e de representantes da Polícia Civil, Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Academia Militar das Agulhas Negras, Defesa Civil, Guarda Municipal e Câmara de Vereadores.

O superintendente de Ordem Pública, Ney Arataú, destacou que está em projeto a reformulação da Central de Monitoramento da Prefeitura, que conta atualmente com 24 câmeras de monitoramento em diversos pontos da cidade. O projeto prevê o aumento para 47 câmeras de segurança, com melhor definição de imagem.

- Dentro deste projeto, está a implantação de um Cinturão de Monitoramento, com oito câmeras que irão registrar as placas dos veículos, verificando os dados junto ao DETRAN e também à polícia, por exemplo, confrontando as placas com a de veículos roubados - explica Arataú, destacando que a licitação deve ser concluída no próximo semestre.

Na proposta apresentada pelo prefeito Rechuan, o grupo formado pelos agentes de segurança pública fará parte da escolha da localização onde os equipamentos deverão ser instalados. O 37º Batalhão da Polícia Militar já encaminhou à Superintendência de Ordem Pública alguns pontos que poderão ser contemplados.

DADOS ESTATÍSTICOS - Durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada foram destacados alguns índices de registros da 89ª Delegacia de Polícia Civil, verificados junto ao Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Os casos de apreensão de drogas tiveram um salto de 2012 para 2014, subindo de 108 para 382 casos; em janeiro deste ano, foram 18 apreensões.

Os furtos de veículos também aumentaram no período, passando de 62, em 2012, para 92 casos em 2014; já em janeiro deste ano, foram três novos casos. Também nos dados estatísticos aparecem a apreensão de armas, 102 (2012) e 93 (2014); já em janeiro deste ano, foram sete casos.

- Os números mostram um aumento da ação das Polícias Civil e Militar. Mas também devem ser observados, por isso é importante que encontros como estes sejam realizados para que Poder Público, Poder Judiciário, Exército e Forças de Seguranças Públicas, unidos à sociedade, busquem meios para que estes índices sejam reduzidos - comenta o prefeito Rechuan.

Palavras chaves: SEGURANÇA