Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
 

Saúde

20/09/2021

SEGUNDO MUTIRÃO DE CABEÇA E PESCOÇO ACONTECE NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE RESENDE

Neste sábado, foram realizadas seis intervenções cirúrgicas na glândula tireoide, considerada de alta complexidade

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais um mutirão de cirurgia de pescoço e cabeça neste sábado, dia 18 de setembro, na Santa Casa de Misericórdia de Resende. A ação, promovida por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), beneficiou seis pacientes, que foram submetidos a intervenções na glândula tireoide. A cirurgia é o principal tratamento para quase todos os casos de câncer de tireoide, podendo remover parte ou toda a glândula (tireoidectomia).

 

Este é o segundo mutirão desta especialidade no município; o primeiro ocorreu no ano passado. Mais duas ações estão previstas para acontecer. O mutirão deste sábado contou com uma equipe multiprofissional composta por 12 pessoas, duas cirurgiãs, duas auxiliares, dois profissionais de Anestesia, enfermeira e técnicos em enfermagem.

 

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, explicou a importância do mutirão de cirurgia de cabeça e pescoço no município. “A cirurgia de cabeça e pescoço envolve casos relacionados a tumores benignos e malignos da região da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, glândulas salivares, dos tecidos moles do pescoço, da paratireoide e do couro cabeludo. Neste sábado, seis pacientes foram operados devido a doenças diagnosticadas na glândula tireoide. Vale lembrar que a cirurgia é o principal tratamento para quase todos os casos de câncer de tireoide, podendo remover parte ou toda a glândula. As cirurgias são totalmente gratuitas pelo SUS. O encaminhamento para a cirurgia deve ser feito por um médico da rede pública de saúde, por intermédio dos postos de saúde, por exemplo. A Santa Casa já realizou mutirões de exames de raio-X, endoscopia, eletrocardiograma, histeroscopia, tomografia computadorizada com sedação e ultrassonografia na atual gestão. A unidade também promoveu mutirões para procedimentos cirúrgicos de colecistectomia, ou seja, retirada da vesícula biliar e hérnia, além de cirurgias plásticas reparadoras. Este ano, foi iniciado novo ciclo de mutirão de consultas de neurologia”, frisa.

 

Por sua vez, o secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, lembrou que a Santa Casa passou por grandes mudanças nos últimos anos. “Recentemente, a Nova Santa Casa recebeu obras de melhorias na rede de esgoto e na enfermaria, além de ter ganhado nova rampa de acesso à unidade. A mais nova intervenção está ocorrendo no setor que abrigará o serviço de internação de Saúde Mental. A reforma acontece na área anteriormente ocupada por uma área de raio-X e pelo setor de arquivos, em um total de 288m². O novo espaço contará com quartos, sala de atendimento psicológico, psiquiátrico individual e assistencial para pacientes e família. Desde o início da atual gestão em 2017, a Prefeitura realizou uma verdadeira transformação na Santa Casa, com reformas na estrutura física e melhorias desde a aquisição de equipamentos de alta tecnologia até a troca do enxoval”, destaca.

 

Em junho de 2020, a Santa Casa recebeu dois aparelhos de radiologia para reforçar a estrutura: o tomógrafo “Somatom go.Now”, considerado o mais moderno da região no quesito de diagnóstico de imagens, aparelho de baixa dose de radiação; e o raio-X “Multix B”. Em agosto do ano passado, a unidade adquiriu uma bomba injetora para procedimentos de tomografia computadorizada por contraste, que otimizou a qualidade dos exames radiológicos. Ainda em 2020, a Nova Santa Casa também ganhou novo maquinário de eletrocardiografia, cardioversor e aspirador portátil, que agregaram mais qualidade e precisão no serviço prestado na unidade. Este ano, recebeu uma nova usina de gases medicinais, com fornecimento de ar comprimido e vácuo.

 

OUTROS PROGRESSOS

 

Entre os progressos estruturais e melhorias para um atendimento de qualidade à população estão: recuperação da fachada; retorno das cirurgias por videolaparoscopia e oftalmológicas; farmácia 24h, que ganhou maior espaço; reforma dos banheiros, enfermarias, corredores, cozinha, refeitório e lavanderia; aquisição de novos leitos, colchões, poltronas, macas e equipamentos; ampliação do Centro de Material Esterelizado (CME) e do ambulatório do SUS; aumento no número de cirurgias eletivas; licença de funcionamento após 20 anos; R$ 1,5 milhão de dívidas pagas; construção de banheiros para acompanhantes; reestruturação da lavanderia com novos equipamentos; criação de novas vagas de estacionamento; revitalização da capela; novo laboratório; recepção reformada; troca de piso e novo mobiliário; troca da rede de esgotos; instalação da nova subestação de energia; viabilização do exame do sono; criação da Clínica Oftalmológica; implantação do tratamento de varizes por espuma; reestruturação fiscal e previdenciária, possibilitando a emissão de certidões negativas; pagamento da dívida trabalhista (judicial e extrajudicial) de aproximadamente R$ 520 mil; e ecocardiograma com estresse.

 

O centro cirúrgico ainda passou por um processo de modernização. Já a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de quatro leitos foi ampliada para seis, com o serviço de hemodiálise para pacientes internados.

Palavras chaves: Mutirão De Cabeça E Pescoço, Santa Casa, Mutirão
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2021. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados