03/01/2024

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE FECHA 2023 COM BALANÇO DE ATENDIMENTOS E CIRURGIAS

Balanço contém dados de atendimentos e cirurgias realizados no Hospital Municipal de Emergência, UPA, Santa Casa e Hospital Municipal Veterinário

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou um balanço de dados de atendimentos e procedimentos cirúrgicos realizados, no ano de 2023, nas seguintes unidades de saúde: Hospital Municipal de Emergência, UPA, Santa Casa e Hospital Municipal Veterinário.

O Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, que é uma referência na saúde pública da região das Agulhas Negras, fechou o ano de 2023 com 126.603 atendimentos por especialidades, sendo Clínico, Cirúrgico, Pediátrico, Ortopédico e Dentário. No Centro Cirúrgico, os profissionais realizaram ao todo 1.546 procedimentos, entre cirurgias, colonoscopias e biópsias de próstata.

A unidade hospitalar também realizou durante 2023, um total de 8.789 exames de tomografia, incluindo coluna cervical, crânio, articulações, braço, tórax, abdômen, entre outros. Além disso, o Centro de Diagnóstico por Imagem, que fica anexo ao HME, realizou um total de 15.094 exames de imagens, entre mamografias, ultrassonografias e ecocardiografia. Vale destacar que, periodicamente, os profissionais do Centro de Diagnóstico por Imagem realizam mutirões de exames para atender os pacientes que aguardam na fila de espera.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Alegria também teve seus números de atendimentos, durante o ano de 2023, divulgados. Ao todo foram feitos 74.756 atendimentos na área de Clínica Médica. Na Pediatria, foram atendidas 21.885 crianças; na Odontologia, 3.501 pacientes; e, no setor de Serviço Social, 2.732 atendimentos. Vale destacar que, atualmente, a UPA passa por obras de reforma para tornar a unidade de saúde mais confortável e segura para os pacientes que buscam atendimentos.

Outra unidade de saúde que teve números expressivos em atendimentos, no último ano, foi a Santa Casa. Em 2023, realizou ao todo 4.664 cirurgias de pequeno a grande porte. A unidade de saúde recebeu importantes investimentos e melhorias no último ano, como a inauguração do novo Centro de Imagem; entrega do primeiro aparelho de ressonância magnética da rede pública das Agulhas Negras; espaço kids na recepção; novos eletrocardiogramas e aparelhos de ultrassom em 4k. Assim como melhorias e ampliação do espaço da saúde mental e implantação de usina de gases.

-Estes números em atendimentos e procedimentos reforçam como a saúde pública de Resende vem recebendo importantes investimentos que proporcionam melhorias para os pacientes de Resende. Seguiremos trabalhando em 2024 para aprimorar as equipes e otimizar as rotinas das unidades de saúde com o que há de mais moderno - disse o secretário de Saúde, Jayme Neto.

O Hospital Municipal Veterinário também teve seus dados de atendimentos e cirurgias em 2023 divulgados. A unidade hospitalar realizou mais de 27 mil atendimentos e mais de 1200 cirurgias, em 2023, sendo 155 de castração, no Hospital Municipal Veterinário e também no CCZ. Desde sua inauguração, em agosto de 2020, o Hospital recebeu centenas de investimentos e, no último ano, foram adquiridos para a unidade novas bombas de seringa, novos módulos de internação e novos aparelhos de pressão.

Palavras chaves: Atendimentos; Balanço; Unidades De Saúde