Desenvolvimento Rural

17/12/2012

SECRETARIA FAZ BALANÇO DAS ATIVIDADES NA AGRICULTURA E PECUÁRIA

Secretário reafirma compromisso de fortalecimento da atividade rural no Município

SECRETARIA FAZ BALANÇO DAS  ATIVIDADES NA AGRICULTURA E PECUÁRIA

Crédito: Jorge Trindade

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária divulgou esta semana um balanço das atividades da Pasta durante o ano de 2012. O relatório demonstra a preocupação da administração municipal em desenvolver uma política de fortalecimento da atividade no Município que vai além de manter as estradas em boas condições para o escoamento da produção rural.

De acordo com o titular da pasta, Miguel Dias, trazer ao alcance do homem do campo o conhecimento das novas técnicas de produção foi uma das frentes para a valorização da atividade no Município. Para isto, a secretaria deu continuidade às parcerias com entidades da área como Sindicato Rural de Resende, SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a EMATER-Rio. Dentro desta parceria foi implementado o programa de Formação Profissional Rural (FPR).

-                         Todo treinamento que oferecemos durante o ano teve como objetivo proporcionar ao nosso produtor a oportunidade de manter a produção de sua propriedade de forma sustentável - explica Dias.

O FPR abrangeu regiões rurais do Município como Visconde de Mauá, Engenheiro Passos, Fumaça e Capelinha. Foram oferecidos cursos como Agricultura Orgânica, Apicultura, Criação de Bezerras, Embutidos e Defumados, Olericultura, Turismo Rural, entre outros. Todos os treinamentos têm a certificação e o reconhecimento do Ministério do Trabalho. Também foram realizadas várias palestras com os produtores rurais e foi implantado o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), com turmas para o curso de Horticultura e Apicultura.

Outra frente de valorização da atividade rural desenvolvida pela secretaria foi o de garantir a saúde do rebanho no Município. Foram realizadas visitas técnicas e atendimento clínico em aproximadamente 200 pequenas propriedades rurais. A secretaria apresenta também saldo positivo na imunização dos animais. Resende mais uma vez atingiu o índice de 99,5% do rebanho do município imunizados contra a Febre Aftosa. Já a vacinação contra a Brucelose, que acontece durante todo ano, imunizou 1.400 animais até o momento. Também está em curso o programa de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino, desenvolvido pela secretaria, e que já beneficiou cerca de 30 produtores que adquiriram doses de Semêm de bovinos de diversas raças.

Na Agricultura, o secretário destaca os projetos agrícolas como o do Biocombustível em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio, Universidade Federal Fluminense e a EMBRAPA. Outra iniciativa foi o incentivo ao plantio com o fornecimento de insumos e sementes, além da prestação de assistência técnica aos produtores. A Patrulha Agrícola ganhou também mais equipamentos para atender as comunidades rurais.

- Acredito que ao longo destes quase quatro anos do governo Rechuan conseguimos resgatar um pouco da força da atividade agropecuária do nosso Município que ficou muitos anos esquecida. Tudo isso, sem deixar de lado a tradição do homem do campo representada pela nossa Feira Sertaneja, realizada mensalmente no Parque de Exposições - afirmou o secretário.

Palavras chaves: AGRICULTURA E PECUÁRIA