Resende

22° Min29º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

29/06/2012

Secretaria Estadual entrega título Amiga da Amamentação para unidades de saúde de Resende

Conquista é reconhecimento pelas ações de incentivo ao aleitamento materno

Secretaria Estadual entrega título Amiga da Amamentação para unidades de saúde de Resende

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

   A Secretaria de Estado de Saúde esteve em Resende nesta sexta-feira, dia 29, para entregar o título IUBAAM (Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação) às unidades de Saúde da Família dos bairros São Caetano e Jardim Beira Rio/Jardim Alegria.

   - Esse certificado reflete a qualidade do trabalho dessas equipes. O nosso desejo é de que todos os postos de saúde do município conquistem esse título. E a Secretaria de Saúde já está trabalhando para isto. Quando assumimos, a Baixada da Olaria sequer tinha posto de saúde, e foi a primeira unidade a receber o título. Estamos melhorando a cada dia nossa saúde, investindo principalmente em prevenção, como no caso da amamentação - destacou o Prefeito José Rechuan.

   A representante da Secretaria estadual de Saúde, Gisele Peixoto, parabenizou o trabalho desenvolvido nas unidades de saúde agraciadas com o certificado, acrescentando que os índices alcançados foram bastante satisfatórios.

   - Nas nossas pesquisas de avaliação com as comunidades registramos a satisfação com o atendimento prestado pelas equipes. Resende tem demonstrado o comprometimento na gestão no que se refere ao investimento e à conscientização da importância do aleitamento materno para a qualidade de vida dos bebês - afirmou.

   Já o secretário de Saúde, Daniel Brito, lembrou que o aleitamento materno previne diversas doenças nos recém-nascidos, o que também evita internações e diminuição nos custos de medicamentos.

   Com esses dois novos títulos, Resende já soma três unidades certificadas. O título é concedido pela Secretaria Estadual de Saúde às unidades que conseguem implantar os "Dez Passos para o Sucesso da Amamentação", estabelecidos pela Resolução nº 2673/2005, que criou a IUBAAM no Estado do Rio. Além disso, a conquista é um reconhecimento das ações da unidade em prol da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, contribuindo para a saúde e o bem estar dos bebês, das mães, das famílias e da comunidade local como um todo.

   Cada unidade candidata ao certificado passa por uma rigorosa avaliação feita pelos técnicos da secretaria estadual, que inclui entrevistas com toda a equipe de funcionários da USF e com as gestantes e puérperes (mães que estão em fase de amamentação). Na USF São Caetano, onde 12 gestantes estão sendo acompanhadas no momento, esse processo foi concluído no dia 22 de junho. Já no Jardim Beira Rio, o processo foi concluído em abril, com a entrevista dos profissionais da unidade e de 20 gestantes e puérperes.

   - Nesta visita, os técnicos do Governo do Estado avaliam se a unidade está cumprindo cada um dos dez passos. Nas entrevistas com a equipe do USF eles verificam se todos estão envolvidos com as ações de incentivo à amamentação, e com as mães e gestantes, o objetivo é apurar se elas receberam de forma correta as orientações sobre a importância da amamentação - explica a diretora de Atenção Básica em Saúde, Ana Paula Bueno, explicando que qualquer unidade que ofereça atendimento pré-natal e de pediatria ou puericultura pode se tornar uma Unidade Básica Amiga da Criança.

   A primeira unidade do município a receber o título foi a da Baixada da Olaria, que foi certificada em junho de 2011 após cumprir todas as etapas previstas pela Secretaria Estadual de Saúde, que incluiu capacitação da equipe e pré-avaliações realizadas pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN).

   De acordo com os quesitos exigidos pelos 10 passos a serem cumpridos, a unidade precisa ter uma norma escrita quanto à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno; treinar toda a equipe de saúde; orientar as gestantes e mães sobre seus direitos e as vantagens do aleitamento materno, promovendo a amamentação exclusiva até os seis meses; orientar as gestantes sobre a importância de iniciar a amamentação na primeira hora após o parto; e implementar grupos de apoio à amamentação acessíveis a todas as gestantes e mães; entre outras ações.

Palavras chaves: SAÚDE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados