06/02/2013
Secretaria de Serviços Públicos também realiza a retirada de entulho
Serviço de capina e roçada será realizado neste mês em 37 bairros
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
Mesmo com a frequência das chuvas, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos vem mantendo o ritmo dos trabalhos na execução dos serviços de capina e roçada nas vias públicas de Resende. De acordo com o titular da pasta, José Valdir Dias, a ação faz parte de um conjunto de medidas que a Prefeitura tem tomado para manter a cidade limpa mesmo no período chuvoso.
Os serviços estão sob a responsabilidade de sete empresas contratadas e supervisionadas pela Prefeitura. Cerca de 170 pessoas estão trabalhando nas frentes de trabalho, que prevê ainda a limpeza de meio-fio e sarjetas. O serviço conta com o auxílio de equipamentos como roçadeiras, além de caminhões basculantes.
- A divisão da cidade por regiões facilita os trabalhos dando um resultado mais rápido. Isto porque cada uma das sete empresas ficam responsáveis por uma região. Com isso os serviços são feitos de maneira simultânea em vários locais - explica o secretário.
Entre os bairros já contemplados pelo serviço de limpeza estão o Paraíso, Cidade Alegria, Itapuca, Liberdade, Manejo, Ipiranga, Alvorada, Santa Cecília, Morro do Batista, Morro do Querosene, Vila Moderna, Jardim Oeste e Jardim Aliança 2. Em fevereiro, mais 37 bairros receberão as equipes de limpeza.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está intensificando também a capina e roçada nas escolas municipais. As aulas para os cerca de 13 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino terão início nesta quinta-feira, dia 7.
Recolhimento de entulho
A Secretaria também divulgou um balanço do recolhimento de entulho realizado entre os dias 22 e 28 de janeiro. Ao todo foram retirados neste período 31 caminhões de lixo de 11 bairros. No dia 22 de janeiro o serviço foi feito nos bairros Vila Julieta, Alvorada, Santa Cecília e Liberdade (13 caminhões); no dia 23, bairro Paraíso, Cabral e Morro do Cruzeiro (sete caminhões); dia 27, Surubi e Morada da Colina (três caminhões) e no dia 28, novamente Paraíso e Castelo Branco (oito caminhões).
O secretário de Serviços Público frisa ainda que, apesar da execução deste serviço, o trabalho não é uma atividade oficial da Prefeitura. Por isso, ele pede para que os moradores evitem colocar entulho nas calçadas e terrenos baldios, já que esta ação é passível, inclusive de penalização.
- Estamos fazendo este serviço como um trabalho preventivo de saúde pública para evitar o surgimento de animais que possam trazer doenças. Pedimos que a população colabore e mantenha as vias limpas - reforçou o secretário.
Palavras chaves: LIMPEZA URBANA