11/08/2011

Secretaria de Saúde vai aumentar oferta de exames na área de urologia

Serviços móveis garantiram o atendimento de centenas de pacientes no Município

Secretaria de Saúde vai aumentar oferta de exames na área de urologia

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Saúde vai ampliar também em 2011 os contratos de exames comprados de unidades particulares nas áreas de urologia e neurologia (foto).

Dessa forma, o paciente que tiver exames especializados autorizados pela Secretaria Municipal de Saúde será encaminhado diretamente à unidade contratada, sem ter que esperar na fila.

Dentro ainda dos serviços de alta complexidade, no final de 2010, pacientes da cidade foram beneficiados com a vinda a Resende do aparelho de ressonância móvel da Secretaria do Estado de Saúde, que funcionou no Município, por meio de uma parceria com a Prefeitura, totalizando 313 pessoas atendidas no Parque das Águas, onde a carreta com o equipamento ficou instalada.

Em agosto do ano anterior (2009), através também de um trabalho conjunto entre a Prefeitura e o Governo do Estado, a carreta móvel de tomografia computadorizada tinha atendido cerca de 400 pacientes em Resende.

Outro resultado positivo alcançado pela Prefeitura, através da Diretoria de Controle, Avaliação e Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, foi a realização de uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro visando atender um número ainda maior de pacientes que necessitam de tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas.

Por meio desta parceria, o Estado envia um veículo a Resende para transportar os pacientes até as cidades onde os serviços móveis de tomografia computadorizada, e de ressonância magnética, estiverem funcionando.

A existência de uma relação atualizada dos pedidos destes exames na Secretaria Municipal de Saúde  foi fator preponderante para que Resende alcançasse este benefício.

Palavras chaves: ATENDIMENTO MAIS RÁPIDO