Comunicação Social e Eventos

10/05/2011

Secretaria de Saúde reforça chamado para vacinação contra gripe

Imunização acontece nas unidades médicas do Município

Secretaria de Saúde reforça chamado para vacinação contra gripe

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entrou em sua última semana, o que significa que a população tem até esta sexta-feira, dia 13, para procurar alguma unidade médica, ou algum módulo do Programa Saúde da Família para receber a dose da vacina. Na foto, a vacinação realizada no posto da Cidade Alegria. Devem ser imunizados os seguintes segmentos: idosos a partir de 60 anos, profissionais da área de saúde, gestantes em qualquer período da gravidez e crianças de seis meses a menores de dois anos (1 ano 11 meses e 29 dias). Em Resende, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 19.239 pessoas. Até ontem (segunda-feira), dia 09, 8.138 pessoas tinham sido imunizadas, o que representa uma cobertura de 41,35 por cento da meta estimada. No Brasil, 12.704.814 pessoas se vacinaram, de acordo com informações do Ministério da Saúde. Este número corresponde a 42,4 por cento de toda a população alvo (aproximadamente 30 milhões de pessoas). A meta do Ministério da Saúde para todos os municípios é de vacinar 80 por cento dos segmentos indicados pela campanha inicial, cujo início ocorreu no dia 25 de abril. Quem ainda não se vacinou em Resende pode procurar uma unidade de saúde, das 8 às 17 horas. A Secretaria Municipal de Saúde montou também unidades de vacinação itinerantes que vêm percorrendo a zona rural da cidade, creches, abrigos e asilos com o objetivo de garantir a cobertura de todos os grupos selecionados para receber a dose da vacina. No caso das crianças de seis meses a dois anos, haverá a aplicação de uma segunda dose 30 dias após a imunização inicial. Segundo dados divulgados pelo Centro de Imunização da Prefeitura de Resende, até ontem à tarde um total de 1.140 crianças de seis meses a menores de dois anos de idade tinham recebido a vacina (45,80 por cento da meta esperada). A expectativa dentro deste segmento é de que 2.489 crianças sejam imunizadas. No grupo dos trabalhadores da área de saúde, 1.025 profissionais já foram imunizados (61,56 por cento do total de 1.665 pessoas esperadas para receber a vacina neste segmento). Entre as 1.645 gestantes que deverão ser vacinadas contra a gripe, o percentual de imunizados até esta segunda-feira era de 27,54 (453 gestantes). Por sua vez, dos 13.440 idosos esperados para receber a vacina, 5.558 já tinham sido vacinados (41,35 por cento).
Palavras chaves: ÚLTIMA SEMANA